Historia pt.1:
1. cite três diferenças entre o artesão e o operário.
2.O que caracterizava o burguês industrial?
Responda usando os termos: capital e meios de produção.
3. Como os operários, Explorados pelos industriais reagiram a essa situação?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1.
O trabalho do artesão não é alienado, ele está em contato direto com aquilo que produz e se reconhece naquilo, enquanto que o proletariado é alienado. O artesão era autônomo, produzindo e vendendo o que produzia, de modo que sua renda variava de um mês para o outro mas, de modo geral, o colocava em uma posição social confortável, enquanto que o proletariado era assalariado e ocupava uma posição social baixa.
Outra diferença era que os artesões trabalhavam em um regime que era ditado por eles mesmos, de modo que a sua carga horária variava de acordo com os seus desejos e necessidades produtivas, enquanto que a carga horária do proletariado era ditada pela classe burguesa, sendo bem maior que a do artesão.
2.
Um burguês industrial era aquele que tinha sua riqueza concentrada em dinheiro, especificamente em moeda, enquanto os nobres tinham sua riqueza concentrada em terras e posses.
Os burgueses industriais tinham capital suficiente, então financiaram as fábricas, compraram máquinas, e contrataram funcionários. Eram responsáveis pelo mercado na época.
Com a revolução industrial os burgueses conseguiram ascender na pirâmide economica, criando assim uma nova classe, a classe burguesa.
Vale lembrar que a classe burguesa era a classe dos mercadores.
3.
Chegou um período que eles começaram a danificar e quebrar as máquinas, pois eles achavam que a culpa era delas por serem explorados, isso no período da revolução industrial. No Brasil República ocorreram greves e protestos dos operários entre outras manifestações de indignações.