História
Pesquisar sobre milícias urbanas, texto de 20 linhas
Soluções para a tarefa
Resposta:
É possível considerar a milícia urbana como uma evolução, por assim dizer, dos grupos de extermínio. Enquanto esses grupos funcionavam apenas à base da extorsão de taxas de proteção dos moradores, a milícia foi além e dominou uma série de serviços básicos, aumentando assim seu poder de influência e seus lucros ilegais.
O que são as milícias?
Significado de Miliciano
[Popular] Indivíduo ou grupo armado que não faz parte do corpo registrado de tropas militares de um país. Aquele que faz parte de uma organização política, religiosa etc. adjetivo Relativo à milícia, às tropas militares de um país. ... Milícia + ano.
Como começou a milícia?
Os primeiros grupos de milícias formados por policiais militares e outros agentes de segurança pública que se têm registro no Brasil, foram criados durante a ditadura militar (1964-1985). Eles tinham como justificativa o combate ao avanço do crime organizado e do tráfico de drogas nas grandes metrópoles.
Quando surgiram as milícias no Brasil?
Rio das Pedras, um bairro da Zona Oeste do Rio e reduto de retirantes nordestinos desde os anos 1960, é considerado o berço das milícias no Brasil.
O que foi a CPI das milícias?
Foi um marco na luta contra o crime organizado e sua articulação com o poder público. O relatório final pediu o indiciamento de 225 políticos, policiais, agentes penitenciários, bombeiros e civis.
Qual o sinônimo de milícia?
5 sinônimos de milícia para 2 sentidos da palavra milícia: 1 hoste. 2 batalhão, exército, polícia, tropa.
O que significa Miliciante?
Stricto sensu, o termo refere-se a organizações compostas por cidadãos comuns armados (apelidados de milicianos ou miliciantes), ou com poder de polícia que, teoricamente, não integram as forças armadas ou a polícia de um país.
Explicação: