historia pau Brasil resumida
Soluções para a tarefa
Resposta:
O pau-brasil é uma árvore típica da Mata Atlântica e que no século XVI era conhecida pelos índios tupis de ibirapitanga. É uma árvore que pode alcançar até 15 metros e possui galhos com espinhos.
A exploração do pau-brasil foi muito intensa na América Portuguesa durante o Período Pré-colonial, até meados do século XVI. A exploração da madeira ocorria por meio do escambo com os indígenas.
A árvore ganhou importância para os portugueses por conta da sua madeira, que poderia ser utilizada na construção de vários objetos e, também porque com a resina da madeira dava para produzir corante para tingir tecidos na Europa.
Com a chegada dos portugueses ao Brasil, a árvore foi enxergada como mercadoria potencial para ser revendida na Europa e, assim, sua exploração foi logo iniciada. A primeira pessoa que teve o direito de explorar o pau-brasil, segundo as historiadoras Lilia Schwarcz e Heloísa Starling, foi Fernão de Loronha (ou Noronha), em 1501. Noronha logo depois, recebeu a ilha de São João como capitania.
A partir da origem do nome do pau-brasil que se deu o nome de sua nova terra. Isso aconteceu a partir de 1512, quando a mercadoria chegou ao mercado europeu.
A respeito da nomenclatura do pau-brasil, até mesmo no tupi, o nome utilizado pelos nativos para se referir à árvore fazia menção à cor presente na madeira. O termo “ibirapitanga” significa “árvore vermelha”.