história independência do Brasil, que consequências foram necessárias para se alcançar esse ideal da independência brasileira
Soluções para a tarefa
Ao falar sobre o processo de independência, é sempre importante considerar a inexistência de um movimento uniforme e singular em prol da separação. Ao redor de todo o país, são inúmeros os movimentos registrados, com objetivos diferentes, que pressionavam as autoridades – especialmente desde a vinda da coroa portuguesa para o país.
De forma geral, pode-se apontar as atividades produtoras de riquezas rurais como grandes responsáveis pela insatisfação. Cada local, no entanto, apresentava suas próprias demandas e revoltas. Reflexo disso ocorria em diversas ocasiões.
Desde a satisfação com a administração das capitanias, até a redução do ouro e da lucratividade da cana-de-açúcar, o momento de instabilidade foi alimentado por dificuldades pulverizadas pelo território. Além disso, o regime monopolista da colônia sobre os portos era apontado como um grande causador dos problemas sociais.
Todos estes fatores auxiliaram como causas, que foram alimentadas pela percepção da importância do território, uma vez que a própria Família Real instalou-se no país, como uma forma de fugir do domínio napoleônico que havia atingido a Europa.
Resposta:
Dom Pedro I teve de lidar com a insatisfação da coroa portuguesa que não queria que sua colônia de maior produtividade saísse de seu poder. Além disso, D. Pedro I era muito jovem quando proclamou a independência brasileira.
Explicação: