História e racionalidade
Para Hegel, a história não é apenas uma justaposição de acontecimentos no tempo, mas resulta de um processo de contradições dialéticas que, interpretado a partir do espírito absoluto teria racionalidade própria, que levaria à evolução histórica, caminhando para uma liberdade plena.
Responda:
1) Você acha que essa concepção de Hegel parece ser ma noção racional e otimista dos acontecimentos históricos ou é so mais um conformismo perigoso diante da realidade? Justifique!
Soluções para a tarefa
A questão pode ser interpretada dos dois modos, do ponto de vista dos críticos de Hegel esta noção é um otimismo perigoso pois ela serve para fundamentar o desenvolvimentismo acrítico nos moldes do Positivismo, de modo que todos os avanços científicos passam a ser vistos como socialmente benéficos e todos os problemas que surgem passam a ser visto como problemas temporários - se, por algum acaso, a ciência criar um problema, ela mesma irá resolver, de modo que não seria necessário se preocupar.
Isto, claro, pode ser verdade (de modo que a ciência pode mesmo resolver os problemas que cria) ou pode nos conduzir à uma situação na qual nós mesmos nos colocamos por não interpretar de modo suficientemente crítico o progresso humano: suponhamos que, por exemplo, uma vez iniciado o aquecimento global não possa ser resolvido pela ciência - não ter interpretado de maneira crítica o progresso nos conduziria, neste cenário, a uma situação catastrófica que poderia ter sido evitada.