Informática, perguntado por marocajs4561, 1 ano atrás

história dos computadores atualmente resumo

Soluções para a tarefa

Respondido por bokomoko
2
O conceito de computador, embora não totalmente desenvolvido, apareceu no século XIX com Charles Babbage e a "Máquina analítica" que era totalmente mecanica

Na década de 40 surgiram os primeiros computadores a válvula.

Depois surgiram os computadores transistorizados, sendo que o primeiro modelo 100% transistorizado foi lançado pela IBM que passou a dominar o mercado de grandes computadores.

Aí usou-se a tecnologia de integraçào de circuitos  e os computadores ficaram cada vez mais poderosos. Ainda eram muito caros e apenas viáveis para grandes empresas e organizações governamentais.

Com a VLSI - Very Large Scale Integration, ou integração de circuitos em larga escala, surgiram os minicomputadores que tornou-os acessíveis a médias empresas. Surgiram também os microcomputadores pessoais que durante alguns anos eram objeto de hobbystas e afcionados.

Em 1981 a IBM lançou o IBM-PC que se tornou o primeiro modelo de computador pessoal com aplicações profissionais. Os microcomputadores deixaram de ser um "brinquedo de nerd" e passaram a ser largamente utilizado nas organizações.

A partir da segunda metade da década de 80, com os PC's consolidados no ambiente corporativo, surgiram os microcomputadores com interface gráfica. Essa tecnologia foi concebida no XPARC (Xerox Palo Alto Research Center) e tornado um produto de consumo pela Apple em 1984 com o lançamento do MacIntosh, após um fracasso retumbante com o lançamento do LISA no ano anterior. A interface gráfica baseada em vídeo-teclado-mouse domina os computadores de mesa e notebooks hoje em dia.

Em 2008 aconteceu o lançamento do Iphone que a rigor é um computador com um telefone celular integrado. Isso gerou um novo paradigma de computação móvel usando uma interface que dispensava o mouse e o teclado. Hoje esse tipo de "computador" é o mais usado pela humanidade.



O futuro parece apontar para computadores capazes de entender a fala dos humanos e se integrar a vários dispositivos dentro da casa e do escritório em que os humanos frequentam. AInda não surgiu um paradigma estabilizado
Perguntas interessantes