História do Sudoku
No mínimo 20 linhas
Soluções para a tarefa
Explicação passo-a-passo:
O Sudoku foi criado pelo arquiteto e designer de puzzles norte-americano Howard Garns no ano de 1979. Sua criação foi publicada na revista Dell Pencil Puzzles and World Games, da Dell Magazines (editora especializada em jogos de raciocínio), com o nome de Number Place - nos EUA, também é chamado de Nanpure.
No começo, não teve uma repercussão imediata, sendo levado ao Japão somente em 1984 pela Nikoli (revista de raciocínio lógico oriental). Lá, recebeu o nome de "suuji wa dokushin ni kagiru". Para dar um "brilho” maior ao jogo, o presidente da companhia fez pequenas alterações e renomeou o jogo para Sudoku.
Em abril de 2005, o jogo já havia conquistado muitos outros jornais. The Guardian chegou a imprimir um Sudoku em cada página do jornal, e o passatempo ganhou até um programa de rádio e outro de TV. Aqui no Brasil, o Sudoku era divulgado desde 1994 por uma revista de raciocínio lógico, mas com o nome "De 1 a 9". Somente quando a brincadeira explodiu na Europa, a empresa rebatizou seus jogos e começou a ganhar público.
 Sudoku

Normalmente, o jogo é composto por uma grade 9X9 constituída de 9 subgrades 3X3 denominadas de regiões. Certas células já contêm números, chamados de dados. A finalidade do jogo é preencher as células vazias, com um número em cada célula, de forma que cada coluna, linha e região contenham os números de 1 a 9 apenas uma vez. Há três formas de resolver o Sudoku:
• Varredura: ocorre quando se varre a grade à procura de quadrículas que possam conter apenas um número.
• Análise: é a análise de cada domínio à procura das posições onde cada algarismo de 1 a 9 possa aparecer.
• Emparelhamento: é a análise feita com “olho clínico”, para identificar as situações que podem levar à simplificação do problema.
O jogo pode apresentar graus de dificuldades, como: fácil, médio e difícil. É aplicado em diversas escolas com o intuito de trabalhar o raciocínio lógico dos estudantes, pois requer bastante atenção e análise para obter uma solução satisfatória.