HISTÓRIA DO FUTEBOL
A história do futebol perpassa em vários países, como por exemplo, na China, Japão e Grécia que por volta de 3.000 a.c, já se relatavam práticas de jogos entre guerreiros nos intervalos das guerras ou dos treinamentos, que tinham movimentos parecidos com os do futebol.
Mas as raízes desse esporte, que tem milhares de adeptos mundialmente, vêm da Inglaterra, no século X. Não tinha o formato que tem hoje e nem era chamado de “futebol”. Historiadores contam que os ingleses adquiriram o hábito de chutar uma bola de couro, símbolo da cabeça de um membro do exército da Dinamarca, como forma de comemorar a expulsão dos dinamarqueses de seu país ainda no século. A ação era realizada anualmente, mas, com o tempo, a prática passou a popularizar-se, e os jogos com a bola passaram a ser realizados com maior frequência.
Os jogos não tinham regras estabelecidas e era permitido diversos tipos de agressões para avançar ou conter o adversário, o que acabava ferindo muitos dos praticantes. Com as consequências, o Rei Eduardo II decidiu proibir os jogos, temendo a perda dos soldados do seu exército. A prática foi proibida, mas não cessada e, em 1681, os jogos com a bola voltaram a ser permitidos na Inglaterra.
Pode-se dizer que o futebol da forma moderna como conhecemos foi adaptado do rúgbi, os clubes ingleses se dividiram em relação ao jogo, e enquanto vários decidiram segui-lo, outros decidiram rejeitá-lo, devido ao fato que nesse novo esporte a prática de não tocar a bola com a mão era mais aceita.
Enfim, em meados do século XIX, por volta de 1856, foram dados os primeiros passos para se obter as regras e formas do jogo de futebol em um único desporto. Alunos da Universidade de Cambridge, convocaram membros de outras escolas para regulamentar um código de regras, chamado o Código Cambridge. As regras tinham uma semelhança significativa com relação às regras do futebol atual. Talvez o mais importante de todos foi a limitação das mãos para tocar a bola, passando aos pés, a responsabilidade de movê-la O objetivo do jogo era fazer passar uma bola entre dois postes verticais e debaixo de uma fita que os unia, ato chamado golo, e a equipe que marcava mais golos era a vencedora.
FUTEBOL NO BRASIL
Charles Miller, filho de escocês com uma mãe brasileira, aos 10 anos de idade, foi estudar na Inglaterra. Desembarcou em Southampton, no sul das ilhas britânicas, e aprendeu a jogar futebol na Bannister Court School. Atuando como jogador, árbitro e dirigente desde o princípio - e mais tarde apenas nas duas últimas funções, foi um entusiasta do desporto em geral.
Ele retornou ao Brasil. em 18 de fevereiro de 1894, para trabalhar. Trouxe na bagagem duas bolas usa- das, um par de chuteiras, um livro com as regras do futebol, uma bomba de encher bolas e uniformes usados. Sem sombra de dúvidas, Charles Miller foi um dos grandes propagadores do futebol no Brasil.
O primeiro clube formado, especialmente para a prática do futebol, foi a Associação Atlética Mackenzie College, em 1898. O crescimento do futebol no Brasil acabou fazendo com que o esporte mais praticado na época, o remo, viesse a ficar em segundo plano, chegando a ser quase esquecido pelos brasileiros posteriormente. Com isso, algumas equipes de remo tornaram-se clubes de futebol, como o Flamengo, Vasco da Gama e Botafogo, no Rio de Janeiro.
De acordo com o texto onde surgiram as primeiras regras do Futebol? *
a) Cambridge.
b) Rio de Janeiro.
c) Paris.
d) Nova York.
Outro:
POR FAVOR ME AJUDEM!!!!
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
a) Cambridge.
Explicação:
Respondido por
5
Rio de Janeiro,fiz essa pergunta já no meu pet e até vi a correção para ter certeza espero ter ajudado
vitoriagabrielly9506:
obg
Perguntas interessantes
Português,
4 meses atrás
Física,
4 meses atrás
Pedagogia,
4 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Filosofia,
5 meses atrás
Administração,
10 meses atrás
Sociologia,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás