História, perguntado por luisdf2008, 1 ano atrás

história de Igarapé Grande

Soluções para a tarefa

Respondido por raissabatistaa
3

Segundo monografia existente na delegacia do IBGE, em São Luís, a história de Igarapé Grande remonta ao ano de 1904, quando dois caçadores, naturais do Piauí e do Ceará, ali decidiram construir moradias e fazer roças, depois de constatar que o lugar oferecia caça em abundância. A despeito, porém, das excepcionais condições de subsistência oferecidas pela região, o povoado por eles iniciado, já com sua atual denominação, cresceu lentamente. Somente a partir de 1950, com o desenvolvimento da agropecuária e do extrativismo vegetal, viria a ingressar no ciclo econômico que atraiu novos habitantes, disso resultando o aumento da população local e as ideias de emancipação iniciadas por João Soares e Silva e levadas a termo por Manuel Matias da Paz, seu primeiro prefeito. Igarapé Grande foi elevado à categoria de município pela Lei 2 184, de 30 de dezembro de 1961. Igarapé Grande foi emancipada do município de Pedreiras no ano de 1961, graças à atuação do comerciante e político Manuel Matias da Paz, que acabou sendo eleito como 1º prefeito da cidade. Foi elevada à categoria de município pela Lei 2 184, de 30 de dezembro de 1961.

A história política do município está diretamente ligada a família Matias comandada pelo patriarca Manuel Matias da Paz, falecido no ano de 1975, deixando seu legado a cargo de sua esposa, Francisca Costa Matias da Paz, que foi eleita, por três vezes, prefeita, vindo a falecer no ano de 1993, em função de acidente automobilístico.

Desde então, o poder político vem sendo ocupado por vários grupos que disputam a prefeitura.

O prefeito em 2007 era Edvaldo Lopes Galvão Breado. Em 2008, foi eleito o candidato Geames Macedo , do PDT. Em segundo lugar, ficou o candidato que supostamente sofreu um atentado, Marcos Silva de Moraes, do PV.

Perguntas interessantes