história de eros e psique resumo
Soluções para a tarefa
Resposta: Eros, o deus grego do amor e do desejo, conhecido na mitologia romana como Cupido, é filho de Afrodite e de um dos prováveis deuses: Ares, ou Hermes, ou Zeus. Sendo o mais jovem dos deuses, Eros é geralmente representado como uma criança alada, com arco e flecha, pronto a disparar sobre o coração de deuses e de mortais, suscitando-lhes o desejo e o amor. As flechas eram de dois tipos: as douradas, de penas de pomba, que suscitavam o amor, e as flechas de chumbo, com penas de coruja, que causavam a indiferença. Frequentemente com os olhos vendados para simbolizar a cegueira do amor, Eros tornava-se perigoso para os demais, pois disparava setas em todas as direções, chegando mesmo a atingir a própria mãe, que o castigava retirando-lhe as asas e o arco.
Uma das lendas mais conhecidas do deus do Amor é a aventura amorosa com Psique, nome que em grego significa alma.
Psique era uma princesa de uma beleza tão exultante que fazia ciúmes à própria Afrodite. Esta deusa deu instruções ao filho, Eros, para punir a audácia da princesa, fazendo com que esta se apaixonasse pelo homem mais feio do mundo, e Eros obedeceu. O pai da jovem, verificando que Psique era a única das suas três filhas que ainda não tinha casado, resolveu consultar o oráculo. Este revelou-lhe que deveria preparar Psique como para uma cerimónia nupcial e, em seguida, abandoná-la numa montanha junto de um rochedo, onde um monstro, seu futuro marido, a iria buscar. Assim se passou e, enquanto aguardava resignada a sua triste sorte, Psique foi recolhida pelos braços de Zéfiro, que a levou para um lindo palácio. Psique estava quase a adormecer, quando um ser misterioso apareceu na escuridão do seu quarto e lhe disse que era o marido a quem ela estava destinada. Era o belo Eros que desempenhava o papel de marido, tentando desta forma executar o castigo que Afrodite pedira, mas, ao ver Psique, apaixonou-se imediatamente por ela. Antes de desaparecer, pouco antes do amanhecer, Eros obrigou Psique a jurar que nunca tentaria ver o seu rosto.
Com o passar do tempo, Psique apaixonou-se pelo ser misterioso até que um dia, ao visitar as irmãs, invejosas da sua felicidade, foi instigada a ver o rosto do seu marido. Então, curiosa, Psique resolveu seguir o conselho das irmãs. Assim, enquanto o marido estava a dormir silenciosamente, Psique acendeu uma vela e, em vez do monstro, encontrou o belíssimo Eros. Aproximando-se para o ver melhor, deixou cair uma gota de cera no ombro do deus. Eros acordou e, furioso, reprimiu-a pela sua curiosidade e pela quebra da promessa que lhe tinha feito e retirou-se. Ao mesmo tempo, desapareceu o palácio e Psique encontrou-se, de novo, na montanha, onde, desgostosa, tentou suicidar-se, atirando-se a um rio, mas as águas levaram-na de volta às margens. A partir de então, vagueou pelo mundo à procura do seu amor, e, perseguida pela ira de Afrodite, foi sujeita a muitos perigos que conseguiu vencer devido a uma misteriosa proteção. Finalmente, Eros, impressionado pelo arrependimento de Psique e pela fidelidade do seu amor, implorou a Zeus que deixasse Psique juntar-se a ele. Zeus concedeu a imortalidade a Psique, Afrodite esqueceu os seus ciúmes e o casamento foi celebrado, no Olimpo, com grandes festejos.
Nos vasos gregos antigos, Psique é representada com corpo de pássaro e cabeça humana ou como uma borboleta. Uma obra de arte que popularizou o mito de Eros e Psique é a obra escultórica de António Canova (1757-1822), na qual "Psique é reanimada pelo beijo de Eros", e que se encontra no Louvre, em Paris (França).
Eros e Psique é considerado umas das lendas mais bonitas e conhecidas da mitologia grega. Eros significa amor e Psique significa alma.
Eros e Psique
Eros era o filho da deusa do amor, chamada Afrodite, que tinha uma beleza incomparável e era um imortal. Psique era mortal e uma das filhas do rei, que tinha uma beleza única. Despertava a atenção de todos, até mesmo os estrangeiros. A adoravam bem mais que a Deusa Afrodite, embora ninguém a pedisse em casamento.
Os pais de Psique ao consultarem os oráculos, ficaram tristes por descobrirem o destino de sua filha, uma vez que teria que estar no alto de um rochedo vestida com roupas de cerimônia matrimonial. Porém isso era um plano de Afrodite, que sentia inveja da beleza de Psique.
No momento em que é deixada no alto do rochedo, um vento forte a leva até um vale. Psique quando acorda se encontra num castelo incrível. Ali descobre que mora seu marido, que estava destinado a ela. Se sentia muito amada e feliz pois seu casamento era perfeito, entretanto, a única condição era nunca ver o rosto de seu marido, no momento que o visse ela o perderia para sempre. Eros foi mandado por sua mãe para executar a vingança mas acaba se apaixonando por Psique, e se mantem escondido da fúria de Afrodite.
Ao passar um tempo, Psique pede para ir visitar seus pais mesmo sendo arriscado. Tem um bom encontro com os pais e suas irmãs um pouco de inveja. Quando volta para casa, por curiosidade do rosto do marido acende uma vela para o ver. Porém, fica tão admirada por sua beleza que esquece da vela a qual pinga cera no peito de Eros e o acorda. Quando percebe que ela descumpriu com sua promessa, ele vai embora.
Psique sozinha e triste, vaga pelo mundo. Passa por diversos sofrimentos causados por Afrodite por vingança ao filho. Tenta recuperar seu amor com Eros, mas acabando indo até a morte e cai em um sono profundo. Eros quando a vê desse jeito recorre a Zeus e o implora pela misericórdia deles. Com sua autorização, transforma Psique em imortal e a leva ao Olimpo. Depois disso, nunca mais se separaram.
Quer saber mais sobre Eros e Psique? Veja mais em: https://brainly.com.br/tarefa/18696340