Informática, perguntado por athosrid3315, 1 ano atrás

historia da informatica no brasil? me ajudeeem por favor!

Soluções para a tarefa

Respondido por kailane138
1
A história da informática no país começa no final dos anos 50, com computadores extremamente grandes, importados de outros países, como os Estados Unidos da América (EUA).
Nessa época, os equipamentos precisavam ficar em um ambiente extremamente refrigerado e somente repartições públicas, universidades e empresas de grande porte tinham a capacidade de disponibilizar instalações para essas máquinas.
Além disso, as operações realizadas pelos computadores eram simples, como soma, subtração, multiplicação e divisão. Alguns anos depois surgiram os computadores voltados às necessidades militares, que quebravam códigos de guerra e ajudavam em problemas de engenharia militar.
No Brasil, o primeiro computador foi produzido apenas em 1972, pela USP – Universidade de São Paulo –, seguido pelo Projeto G-10, também da USP e em parceria com a PUC do Rio de Janeiro, que buscava a criação de hardwares e softwares para a Marinha.
Mais tarde, em 1979, houve a criação da Secretaria Especial de Informática (SEI), que é responsável pelo gerenciamento dos assuntos pertinentes à informática no país.
Logo em seguida foi lançado o primeiro computador totalmente produzido no Brasil, desde o projeto ao produto final: o Cobra 530. Esse computador alcançou o mercado em 1980 e foi visto pela primeira vez entre produtos de cama, mesa e banho nas lojas de departamento.
Em 1984 veio um dos passos mais importantes para a informática no país, a Política Nacional de Informática, etapa que veio mudar o atraso tecnológico do Brasil frente a outros países e possibilitou um grande aumento na taxa de crescimento da informática nacional, cerca de 30% ao ano.
Depois da “abertura das fronteiras”, na época de governo de Fernando Collor de Mello, o Brasil começou a acompanhar as mudanças tecnológicas do setor, embora com atraso. Nos dias de hoje, o país já alcança uma posição muito semelhante aos países chamados “de primeiro mundo” nas questões de inovação e uso de tecnologias de informática pela população em geral.


Perguntas interessantes