Historia da cultura indigena no brasil?
Soluções para a tarefa
No Brasil, as tribos indígenas são caçadoras-coletoras de tradição oral e, recentemente, estão se sedentarizando em reservas indígenas.
Estima-se que esta população tenha chegado a cinco milhões de habitantes, contudo, hoje são cerca de 300 etnias, com um número muito inferior ao que já foi (421.000).
Na cultura material desses índios, destacam-se a confecção da arte plumária e da pintura corporal, já que é raro a confecção de tecidos para vestimentas. São produtores de mandioca, da qual produzem o beiju e do milho, com o qual fazem pamonha.
Constroem habitações de madeira e palha chamadas “Ocas”, onde podem viver uma ou mais famílias. O líder guerreiro é o cacique, enquanto o chefe espiritual é o pajé.
As principais tribos indígenas atualmente no Brasil são: Guarani, Ticuna, Caingangue, Macuxi, Terna, Guajajaras, Ianomâmi, Xavante, Pataxó e Potiguara.
História do Índio
Não é possível traçar uma história do índio de maneira generalizada. Isso porque no Brasil existiram e ainda existem diversas tribos, de troncos linguísticos e culturas diversas. Podemos, de maneira geral, indicar que o termo “índio” não é uma afirmação destes grupos, mas um tratamento dado pelos europeus, por aqueles que, de fora, assim os caracterizavam.
Um tratamento mais adequado seria utilizarmos o nomes mais específicos como Tupi-Guarani, Jê, Cariri e Charrua, por exemplo, que representam alguns dos grupos que habitam ou habitavam o território antes da chegada dos europeus.
Estrutura Social
Assim como não é possível tratar uma história dos indígenas no Brasil de maneira generalizada, também é impossível aplicar uma leitura sobre a estrutura social destes grupos da mesma forma. Mas poderíamos dizer que, grosso modo, os grupos possuíam divisão por sexos e por idades. Os homens ficariam responsáveis pela caça e proteção, e as mulheres e crianças manteriam os espaços de moradia organizados e preparariam os alimentos.
Na hierarquia tribal, o cacique e o pajé (líder religioso) possuiam os maiores poderes de controle social, político e religioso. Tendo em suas mãos a maior parte das decisões sobre o destino da comunidade.
Religião dos Índios
Novamente, é impossível falar de uma religião generalizada, dada a variedade cultural dos grupos indígenas brasileiros. Mas, em geral, o Xamanismo era uma prática bastante comum a estes grupos.
O Xamanismo se caracteriza pela relação direta com a natureza. Os animais e a vegetação teriam papel preponderante nos rituais místicos conduzidos pelo Xamã. O xamã é, nos grupos tupi-guaranis, o pajé, supostamente dotado de poderes sobrenaturais que possibilitam uma relação íntima com as divindades.
Abaixo seguem alguns apontamentos sobre a cultura indígena brasileira, ou culturas indígenas brasileiras.
Arte e Artesanato
A arte e o artesanato indígena eram, a princípio, produções para consumo próprio e uso cotidiano dos grupos. Hoje, a produção destes materiais é também explorada economicamente para manter tribos, divulgar a cultura indígena, e construir uma consciência de responsabilidade social pela cultura indígena no Brasil.
Cultura Material
A cultura material indígena é composta pela arte e pelo artesanato, já citados, bem como por seus modelos de arquitetura, armamentos, ferramentas de trabalho, tinturas corporais e etc. Esta cultura material se relaciona profundamente com a cultura imaterial, como os rituais e hábitos alimentares, por exemplo.
Sobre a diversidade brasileira, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/19677671
No mapa, um pouco da diversidade indígena do Brasil.