Biologia, perguntado por aart75800, 9 meses atrás

história da cultura de Minas Gerais​

Soluções para a tarefa

Respondido por Kethilly007
2

Resposta:

O estado de Minas Gerais começou a ser explorado pela primeira vez no século XVI, quando os bandeirantes entraram na região à procura de ouro e pedras preciosas. Quando soube que a região era rica em minérios e recursos naturais, a Coroa Portuguesa fundou a primeira vila de Minas Gerais em 1711, na cidade de Mariana. Com o atrativo, a região teve um rápido crescimento populacional e logo se tornou um importante centro econômico do país (se quiser fazer uma resposta mais curta so faz isso)

Mesmo com a extração, Portugal criou formas rígidas de cobrar mais impostos dos minérios, além de dificultar o desenvolvimento de outras atividades que pudessem garantir mais renda à província, como a exportação de alimentos, fumo, algodão e açúcar.

O descaso dos portugueses acabou suscitando em um dos principais movimentos anticoloniais do século XVIII: a Inconfidência Mineira. Inspirados pela Revolução Francesa de 1789, diversos intelectuais, religiosos e proprietários rurais se reuniram com a intenção de livrar o estado do domínio português. O alastramento dos ideais republicanos deixou a monarquia lusitana em alerta, principalmente com a suspeita de conspirações que ameaçassem a estabilidade do governo.

Neste movimento de insurreição, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi traído e assassinado em frente à multidão por enforcamento no dia 21 de abril de 1792.

Com os embargos em torno do minério, o estado de Minas Gerais só conseguiu estabilizar sua economia com a comercialização do café, que deu gás para o investimento maciço em transportes e a exportação do produto em outras regiões.

O café foi o primeiro passo para a industrialização do estado. Desta forma, as empresas que injetavam capital privado na região deram impulso para a criação de pequenas e microempresas nos setores alimentícios, têxteis e siderúrgicos. No início do século XX, o café era o principal produto do país, fazendo com que o estado se tornasse uma das maiores potências (além de São Paulo).

Entretanto, na década de 1970, com o Regime Militar, capitais industrializadas como São Paulo, Rio de Janeiro e até mesmo Belo Horizonte ganharam um grande volume de investimento, o que acabou desestruturando as cidades interioranas, que se tornaram dependentes de polos industriais.

Ainda hoje, Minas Gerais é um dos estados mais ricos do Brasil. Sua extensão territorial comporta as nações da França e Bélgica e sua população é estimada em 20,1 milhões de habitantes.

espero ter ajudado<3


Kethilly007: melhorei a resposta
Respondido por melissaribeiro050649
0

Olá,

O Brasil sabe que Minas Gerais guarda grande parte do patrimônio histórico nacional, assim como suas cidades centenárias.

Além de  palco para grandes manifestações artísticas – sem deixar de incluir a Conjuração Mineira, planejada e idealizada por Tiradentes e pelos grandes poetas representantes do Arcadismo – o Estado reúne um enorme acervo arquitetônico e artístico nestas cidades erguidas desde o período colonial.

A capital de Minas, Belo Horizonte – comparada às cidades históricas é novinha, apenas 121 anos, sua fundação data de 12 de dezembro de 1897 – possui belos centros culturais, como o Palácio das Artes que oferece um espaço como o Grande Teatro, o Cine Humberto Mauro, salas de exposições, entre outros teatros para públicos menores, além de núcleos de artes cênicas, de fotografia.

Da mesma forma o Circuito Cultural Praça da Liberdade que compreende onze centros culturais em funcionamento.

Espero ter ajudado! <3

Perguntas interessantes