história da criação do Ramo Lobinho, do Ramo Sênior e do Ramo Pioneiro.
Soluções para a tarefa
Quando o escotismo foi criado por Baden-Powell, apenas existiam os Ramos Lobinho, Escoteiro e Pioneiro que eram os três ramos que foram implementados inicialmente no Brasil. Em que permaneceram por muitos anos.
Na década de 40, o Chefe João Ribeiro dos Santos, pertencente à Associação Escoteira Guilhermina Guinle – Fluminense F. C., observou a necessidade de criação de um ramo para dividir o Ramo Escoteiro, dando origem à primeira tropa sênior do Brasil.
Bons estudos!
Criação do Ramo Lobinho
Foi em 1916 que, a pedido das crianças menores que queriam fazer parte do Movimento Escoteiro, Baden-Powell criou o Ramo Lobinho, baseado no Livro do Jângal, de Rudyard Kipling, com auxílio de sua irmã, Agnes.
COMO SURGIU O RAMO SÊNIOR
O Sistema de Patrulha, carro chefe do Ramo Escoteiro, foi programado para funcionar com jovens mais velhos na liderança, portanto, os Monitores eram Escoteiros de 15, 16 anos e muitas vezes até com 18 anos!
Em 1944/1945 João Ribeiro dos Santos Chefe do 1ºG.E.RJ estava preocupado com o limite estabelecido para a faixa etária do Ramo Escoteiro: 11 a 18 anos havendo grande diferença de interesses entre esses jovens: às vezes entre os mais novos e outras entre os mais velhos, o que causava evasão.
João Ribeiro conseguiu através da Embaixada dos Estados Unidos livros da B.S.A (Boy Scout of America) e descobriu que nos Estados Unidos já existia o Ramo Sênior.
Em 1945, com aprovação da UEB, criou-se no Rio de Janeiro a primeira Tropa Sênior do Brasil no 1ºG.E.RJ Guilhermina Guinle *
do Fluminense Futebol Clube sob a direção de João Ribeiro dos Santos.
Logo em seguida o Ramo Sênior começou a se desenvolver em todo Brasil. Entretanto, quando se criou o Ramo Sênior o que ocorreu inicialmente foi apenas a separação por faixas etárias: Escoteiros 11 a 15 anos e Seniores 15 a 18 anos. O adestramento (Noviço, 2ª e 1ª Classes), com exceção das Especialidades, continuou o mesmo nos 2 Ramos durante praticamente 30 anos !
Em 1975 ocorreu no Rio de Janeiro o 1º Curso Avançado Sênior do Brasil, e a partir daí uma consciência de definição do Programa do Ramo Sênior passou a ficar mais clara. Surgiu logo após uma Comissão de Chefes criada pela UEB que estudou e em seguida aprovou o Adestramento Sênior que foi totalmente diferenciado do Ramo Escoteiro.
* Hoje este Grupo chama-se 1º G.E.RJ João Ribeiro dos Santos.
O RAMO PIONEIRO
A ideia de um ramo que pudesse atender aos jovens
“maiores” surgiu em 1914, com o apoio de Baden-Powell, mas
foi só em 1917 que ele criou o Ramo “Rover”, com a proposta de
fazer com que os jovens pudessem manter vínculos entre si por
iniciativa própria (“uma alegre fraternidade ao ar livre”, explicou
15 B-P), conservar nos mais velhos o ideal de boa cidadania e atrair
aqueles jovens que não tinham sido escoteiros.
A proposta tomou forma e expandiu-se de fato a
partir da publicação, em 1922, do livro “Rovering to Success”,
de autoria de Baden-Powell, que foi traduzido por iniciativa de
Bonifácio Antonio Borba (o “Polvo Velho”) e publicado no Brasil
em 1939, com o título de “Caminho para o Sucesso”, dando
impulso ao novo Ramo “Rover” em nosso país, no qual recebeu
a denominação de Ramo Pioneiro.