história da arte como história da cidade gira em torno de três importantes conceitos levantados por giulio carlo argan: cidade, objeto e arte. segundo argan, a obra de arte determina um espaço urbano: "o que a produz é a necessidade , para quem vive e opera no espaço, de representar para si de uma forma autêntica ou distorcida a situação espacial em que opera" (argan, p. 74, 1984). argan vê o espaço urbano de uma forma ampla, parte de um todo e que abrange desde o quarto de dormir até a zona rural. aldo rossi, assim como argan, também desenvolveu durante vários anos uma pesquisa acerca das questões que envolvem os espaços urbanos e seus problemas. em sua principal obra a arquitetura da cidade, rossi escreve sobre fatos urbanos, memória privada e reflete sobre o cotidiano das cidades. questões ligadas as duas principais idéias discutidas por rossi: os fatos urbanos, que estão em ação permanentemente e universalmente dentro das cidades e os problemas históricos ligados a estes fatos urbanos. (alcântara, cristiane. arte, arquitetura e cidade.
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Alternativa E) Cidade, história e museu dialogam intensamente no sentido de convergir possibilidades de resgatar, registrar, construir, manter, preservar e tornar acessível um acervo para a sociedade. Esse valor não se aplica apenas à sociedade inserida no contexto do museu, mas à diversidade em sua volta.
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