história
classifique os vários tipos de religião
Soluções para a tarefa
Resposta: Desde os tempos mais primitivos, os primeiros seres humanos sentiram necessidade de explicar fenómenos naturais como a chuva, vento, eclipses, etc.
Da mesma forma, queriam entender os acontecimentos como o nascimento e a morte.
É esta necessidade de explicação que vai gerar a busca por um mundo metafísico ou seja: além da física, além daquilo que posso ver e tocar.
Assim, como um fenómeno inerente à cultura humana, as religiões se configuram como conjunto de sistemas culturais e crenças.
Possuem conteúdo Metafísico, nos quais se busca relacionar a humanidade com o mundo espiritual.
De toda forma, esta é uma definição ocidental. Isso porque não existe uma palavra equivalente na cultura oriental (no hinduísmo e budismo, Dharma é o conceito mais aproximado).
Sistemas Religiosos :
As religiões possuem em comum alguns aspectos como:
carácter público,
hierarquias clericais,
reuniões regulares,
estabelecimento de limites entre o sacro e profano,
a sacralização de determinados locais, veneração de divindades,
escrituras sagradas ou tradição oral,
sacrifícios, festas, serviços funerários e matrimoniais,
meditação, arte, calendários religiosos e
um sistema de crenças no sobrenatural, geralmente explicando a vida após a morte ou a origem do Universo.
TIPOS DE RELIGIÃO:
Panteístas: as mais primitivas manifestações religiosas, não possuem livros sagrados, divinizam elementos naturais como o vento, a água, o fogo, os animais, dentre outros.
Politeístas: “substituem” as panteístas quando os elementos divinos são personificados e humanizados, havendo uma equivalência entre deidades femininas e masculinas nos cultos.
Ateístas: negam a existência de um ser central e supremo (o qual, para elas, seria o Vazio ou um Não-Ser). Não creem em deuses personificados, mas acreditam em forças invisíveis, como fenômenos da natureza inexplicáveis. Deste modo, prega-se a interdependência harmônica do Universo, equilibrado por meio do Tao ou encontrado no Nirvana. São exemplos, o Budismo, na Índia e na China, o Taoísmo e o Confucionismo.
Monoteístas: são as religiões mais recentes e populares (cerca de 50% da população mundial), possuem Livro Sagrado no qual está presente a verdade da Revelação Divina, onde se estabelece a divindade soberana e eliminam-se adorações independentes. É curiosa a escassez de representações do Deus supremo, enquanto as entidades menores (como os anjos) são muito retratadas. Outro detalhe é que o Deus único (Hebreu, Cristão e Islâmico) são masculinos e absorveram os elementos femininos como a bondade.
No Brasil
No Brasil, a maioria das pessoas pratica alguma religião.
A religião predominante é o cristianismo com 86,8%. Destes 64,6% se declaram católicos e 22%, evangélicos.
Os espíritas correspondem a 2% da população brasileira.
ESPERO TER AJUDAO! :)