História, perguntado por igorpedreira, 5 meses atrás

História atenas 12 perguntas

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por anavitoriasouz74
1

Resposta:

1*

*(A origem de Atenas é marcada pela invasão dos aqueus, eólios e jônios. Esses povos foram responsáveis pela formação cultural da cidade de Atenas.)

2*

*(Acrópole é a parte do estado construída nas partes mais altas do relevo da região. A posição tem tanto valor simbólico como estratégico, pois dali podia ser melhor defendida. Era na acrópole das diversas cidades que se construíam as estruturas mais nobres, tais como os templos, e era conhecida como lugar sagrado. )

3*

*(Os marinheiros eram louvados como os hóplitas na Atenas democrática. Aos olhos do dêmos, lutar no mar era não menos vantajoso do que lutar na terra. Eles acreditavam que um cidadão encontrava seu dever marcial servindo tanto como marinheiro quanto como um hóplita. Os cidadãos que não pertenciam à elite insistiam que os atenienses que lutavam batalhas navais deveriam ser igualmente reconhecidos pela sua coragem)

4*

*(A sociedade ateniense era dividida no período de seu apogeu em: Eupátridas (alta aristocracia, com direito a cidadania, que foi progressivamente abrangendo os menos ricos); Metecos (pequenos comerciantes, sem direitos de cidadão) estrangeiros.)

5*

*(A primeira forma de governo ateniense foi a monarquia. Nessa época, Atenas era governada por um rei (Basileus), com plenos poderes de sumo-sacerdote, juiz e chefe militar, auxiliado por um Conselho de Anciãos (Areópago). Havia também uma Assembléia do Povo.)

6*

*(Os arcontes eram magistrados nas cidades-estado gregas na Antiguidade. Tipos de arcontes e suas funções principais: - O arconte epónimo era o magistrado supremo e o chefe de estado. ... - Já os arcontes tesmotétas tinham a função de preparar as leis e fazer com que estas fossem executadas.)

7*

*(Por onde começar uma história dos Direitos Humanos? Isto depende do ponto de vista que se adote. Se for uma história filosófica, teremos que recuar a algumas de suas remotas fontes na antigüidade clássica, no mínimo até ao estoicismo grego, lá pelos séculos II ou III antes de Cristo, e a Cícero e Diógenes, na antiga Roma. Se for uma história religiosa, é possível encetar a caminhada, pelo menos no ocidente, a partir de certas passagens do Sermão da Montanha. Se for uma história política, já podemos iniciar com algumas das noções embutidas na Magna Charta Libertatum, que o rei inglês João Sem Terra foi obrigado a acatar em 1.215. Ou podemos optar por uma história social — melhor dizendo, por um método de estudo que procure compreender como, e por quais motivos reais ou velados, as diversas forças sociais interferiram, em cada momento, no sentido de impulsionar, retardar ou, de algum modo, modificar o desenvolvimento e a efetividade prática dos Direitos Humanos na sociedade.)

8*

(Drácon ou Draconte (em grego: Δράκων, transl. Drákōn) foi um legislador ateniense (século VII a.C.) ... O seu código de leis durou até a época de Sólon, que reteve do código de Drácon apenas as leis relativas ao homicídio.)

9*

*(Clístenes foi um político grego antigo, que levou adiante a obra de Sólon e, como este último, é considerado um dos pais da democracia. Embora fosse um membro da aristocracia ateniense, além de liderar uma revolta popular, reformou a constituição da antiga Atenas em 508 a.C. )

10*

*(Isonomia significa igualdade de todos perante a lei. Refere-se ao princípio da igualdade previsto no art. 5º, "caput", da Constituição Federal, segundo o qual todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza)

11*

*(Demokratia: os cidadãos (demos) detinham o poder político (kratos) do Estado. Em seu famoso discurso fúnebre, o Epitáfio, Péricles a definiu: "o regime ateniense se chama democracia, pois o governo do Estado não está nas mãos de poucos, mas de muitos". ... Isso porque o consideramos como o melhor dos regimes políticos)

12*

*(Péricles foi um célebre e influente estadista, orador e estratego da Grécia Antiga, um dos principais líderes democráticos de Atenas e a maior personalidade política do século V a.C. Viveu durante a Era de Ouro de Atenas — mais especificamente, durante o período entre as guerras Persas e Peloponésica.)

Anexos:
Perguntas interessantes