HISTÓRIA : APENAS 1 QUESTÃO
VALENDO MELHOR RESPOSTA 5 ESTRELAS E UM OBRIGADO É URGENTE RÁPIDO ESTOU DESESPERADA ❤❤
1. QUAL A PARTE MAIS IMPORTANTE DOS TEXTOS?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Parte mais importante do texto, pois é para onde os argumentos convergem e a discussão se fecha. É, portanto, uma síntese de tudo que foi dito.
Explicação:Uma das possíveis divisões dadas aos textos é:
Texto verbal: tais textos são aqueles escritos com palavras. Todos os textos compostos por esse tipo de signo linguístico – feitos, portanto, em língua portuguesa, espanhol, francês etc., são considerados verbais.
Texto não verbal: por oposição, esses textos são aqueles produzidos sem palavras, usando significantes visuais (pinturas e fotografias, por exemplo) ou sonoros (tais como músicas instrumentais);
Texto misto: é importante lembrar que nem sempre os textos são apenas verbais ou não verbais. Na verdade, existem inúmeros textos que trazem elementos visuais e sonoros. Uma propaganda na televisão, por exemplo, costuma apresentar imagens e sons significativos, além de um conjunto de palavras que tentam convencer o espectador a comprar o que está se vendendo.
Outra forma de dividir os textos seria por meio do critério artístico. De um lado, há textos tradicionalmente literários, como romances, contos e poemas. De outro, um conjunto de produções eminentemente não literárias, como editoriais de jornais, anúncios de compra e venda ou tratados científicos.
Entretanto, nem sempre é tão simples dizer se um texto é literário ou não. O gênero textual crônica, por exemplo, não seria tradicionalmente literário. Mas há cronistas que usam de linguagem poética para produzir seus textos e, em muitos casos, há mesmo autores de literatura que também produziam crônicas. Carlos Drummond de Andrade, para citar um caso, passou a vida publicando crônicas e, atualmente, esses seus textos estão reunidos em livros que são, em grande medida, considerados literários.
Tipos e gêneros textuais
É possível classificar os textos por meio dos tipos e dos gêneros a que pertentem. Tipo ou tipologia textual são as diferentes formas que um texto pode apresentar-se. As principais tipologias são:
Tipos e gêneros textuais
É possível classificar os textos por meio dos tipos e dos gêneros a que pertentem. Tipo ou tipologia textual são as diferentes formas que um texto pode apresentar-se. As principais tipologias são:
Narrativa;
Descritiva;
Expositiva;
Dissertativa;
Argumentativa.
Os gêneros textuais, por outro lado, são categorias que reúnem textos com características semelhantes. Por exemplo, há diversos textos publicados por jornais para afirmar seus respectivos pontos de vista: a esse tipo de texto chamamos editorial. Em outro exemplo, existem inúmeros textos usados para vender ou comprar itens ou serviços: são os chamados anúncios. Seria impossível listar todos os gêneros que existem, mas vale a pena conhecer as características dos seguintes:
⇒ Gêneros literários
Romances;
Novelas;
Contos;
Crônicas;
Fábulas;
Diários;
Poemas;
Tragédias;
Comédias;
Dramas.
⇒ Gêneros não literários
Artigos de opinião;
Crônicas jornalísticas;
Editoriais;
Resumos;
Resenhas;
Notícias;
Reportagens;
Propagandas.