história
A MODERNIDADE
Praticamente é impossivel estabelecer um acontecimento e garantir que "ali" se originou a modemidade. Todavia, existern alguns fatores históricos que marcam essa virada que vai transformar as relações sociais no mundo inteiro.
OS PRINCIPAIS FATORES SÃO:
A Revolução Industrial com o aperfeiçoamento do motor a vapor, em 1777, por James Watt, que identificou falhas nos motores anteriores, que demoravam muito para aquecer, ao introduzir dois cilindros na máquina. A partir disso, toda a noção de tempo, trabalho e lucro seria transformada profundamente. Tal transformação do tempo e espaço a partir do trabalho permanece até hoje.
A Revolução Francesa: período revolucionário que explodiu no dia 5 de maio de 1789 e que derrubou a monarquia francesa e questionou todos os valores éticos e morais. E a partir desse marco que valores como igualdade, liberdade fraternidade (esses se tornam o lema da Revolução Francesa) passam a ocupar o vocabulário popular, Esse momento foi importante para criar as bases daquilo que entendemos como Estado, participação voto, representatividade, enfim, uma série de valores y politicos que ainda hoje são discutidos.
O OUTRO LADO DA MODERNIDADE
Se por um lado a Modernidade é esse tempo histórico que se inicia com profundas transformações nas mentalidades, na maneira de pensar o mundo, o tempo que passa a ser controlado pelo trabalho, é também neste momento que temos o aprofundamento da hierarquização das raças e a construção daquilo que conhecemos como Europa enquanto o centro do mundo e valor moral, fazendo do resto do mundo apenas espaços de reprodução do conhecimento produzido na Europa (eurocentrismo), ou seja, é na modernidade que o racismo e o tempo arcaico são inventados. Uma das marcas da modernidade é a dominação do homem sobre o homem e isso se deu de variadas maneiras, colonização, escravização e guerras. Esta última teve dois auges: a I e a II Guerra Mundial, que também trouxe a outra grande marca da modernidade: a barbárie. Tanto a primeira quanto a segunda guerra mundial marcaram profundamente e fizeram com que artistas e políticos passassem a dedicar uma vida contra as guerras ou refletir sobre as mazelas construídas pela ganância humana.
A hierarquia das raças e a colonização de países fez também com que outra questão surgisse povos modernos (no sentido estético e histórico) e os povos arcaicos, também no sentido estético e histórico. Esse tipo de divisão do planeta e da história tem sido questionado nos últimos 40 anos por duas correntes de pensadoras e pensadores das Ciências Humanas: os Estudos da Subalternidade e os Estudos Decoloniais, que têm questionado e abandonando essa divisão binária da história entre modernos e arcaicos.
1. Quais os principais fatores da modernidade?
2. Em que periodo explodiu a Revolução Francesa? Qual o resultado da mesma?
3. O que aconteceu à partir do marco da Revolução Francesa?
4. Qual o lado negativo da modernidade?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-A tecnologia o avanço das cidades e países a produtividade de dinheiro e condições melhores etc...
2-A revolução francesa foi resultado da crise política, economia e social que a França enfrentou no final do século XVIII. Essa crise marcou o fim da mornaquia absolutista que existia na França a séculos e da antiga ordem de privilégios que constituía o Antigo Regime Francês
3-Essa declaração de guerra , que aconteceu em abril de 1792 abriu caminho para a radicalização da Revolução Francesa E deu início ao período conhecido como terror...O resultado disso foi que os Sans-culottes organizaram-se , derrubaram a Mornaquia Francesa E instauraram a República
4-O ritmo E o padrão de vida da sociedade "moderna" São bastante inadequado e extenuantes conhecem -se muito bem os efeitos da tensão E das "pressões " do mundo de hoje sobre o organismo das pessoas
Explicação:
espero ter ajudado vc