HISTÓRIA 6 ANO A ATIVIDADE 2 *Obrigatório NOME/NÚMERO * 01 – A respeito da localização geográfica da Grécia Antiga é correto afirmar que * Imagem sem legenda A B C D 2 - (Adaptado da UFMS) Para os historiadores dedicados ao estudo da Grécia antiga, em especial do período compreendido entre os séculos XII e VIII a.C., duas obras estão entre as mais importantes fontes textuais que tratam do processo de dissolução das comunidades gentílicas e do aparecimento do Estado entre os gregos. São ela * A B C D 3 - A Ilíada, de Homero, data do século VIII a.C. e narra o último ano da Guerra de Troia, que teria oposto gregos e troianos alguns séculos antes. Não se sabe, no entanto, se esta guerra de fato ocorreu ou mesmo se Homero existiu. Diante disso, o procedimento usual dos estudiosos tem sido * A B C D 4 - Com relação às obras de Homero, Ilíada narra __________________, enquanto a Odisseia narra __________________. A opção que completa na sequência correta a afirmação acima é * A B C D 1
Soluções para a tarefa
A invasão mongol da Rússia foi uma invasão empreendida por um vasto exército de nômades mongóis iniciada em 1223 contra os Estados da Rússia de Quieve. Tal invasão precipitou a fragmentação da Rússia de Quieve e influenciou o desenvolvimento da História Russa, incluindo a ascensão do principado de Moscou.
Como parte da Invasão mongol da Europa, o Império Mongol invadiu a Rússia de Quieve no século XIII, destruindo inúmeras cidades, incluindo Riazã, Kolomna, Moscovo, Vladimir e Quieve.[1][2]
A campanha começou pela Batalha do Rio Calca em Maio de 1223, que resultou em uma vitória mongol sobre as forças de diversas principados da Rus. Os mongóis recuaram, mesmo assim. Uma invasão completa da Rus' por Batu Cã aconteceu de 1237 a 1242. A invasão acabou com o processo de sucessão após a morte de Oguedai Cã. Todos os principados de Rus' foram forçados a se submeter à dominação indígena e se tornar parte do Império da Horda Dourada, em alguns desses principados a dominação durou até 1480.
A invasão, facilitada pelo começo da queda da Rus de Quieve no século XIII, teve ramificações incalculáveis para a história do Leste Europeu, incluindo a divisão dos eslavos em três grupos separados: Na atual Rússia, na atual Ucrânia e Bielorrússia,[3] e a ascensão do Grão-Principado de Moscou.
j