HISTÓRIA: 1º) “Quilombo, o eldorado negro”ExistiuUm eldorado negro no BrasilExistiuComo o clarão que o sol da liberdade produziu RefletiuA luz da divindade, o fogo santo de OlorumReviveuA utopia um por todos e todos por um QuilomboQue todos fizeram com todos os santos zelandoQuilomboQue todos regaram com todas as águas do prantoQuilomboQue todos tiveram de tombar amando e lutandoQuilomboQue todos nós ainda hoje desejamos tanto ExistiuUm eldorado negro no Brasil ExistiuViveu, lutou, tombou, morreu, de novo ressurgiuRessurgiuPavão de tantas cores, carnaval do sonho meuRenasceuQuilombo, agora, sim, você e euQuilomboQuilomboQuilomboQuilombo (Gilberto Gil e Wally Salomão – 1983)A letra da música acima faz referência a uma das formas de resistência escrava, a criação de quilombos. No Brasil o quilombo mais importante foi o Quilombo dos Palmares. Qual das afirmativas a seguir fazem referência a esse importante quilombo? *

a) o auge ocorreu na segunda metade do século XIX, embora tenha surgido no final do século XV.
b) Era constituído por escravos fugitivos das fazendas que tinham sido escravos em fazendas das capitanias do Maranhão e de São Vicente.
c) O seu principal e último líder foi Ganga Zumba.
d) Tornou-se símbolo da resistência negra à escravidão sobrevivendo por aproximadamente 100 an
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
As alternativas corretas são: a) e d)
Explicação:
a) correta, pois o quilombo surgiu em meados de 1597, porém no século XIX atingiu seu auge, com aproximadamente 20 mil habitantes.
b) incorreta, pois os fugitivos eram escravos da capitania de Pernambuco, e não de Maranhão e São Vicente.
c) incorreta, pois o nome do principal líder é Zumbi, e não Zumba.
d) correta, pois o quilombo é até hoje visto como símbolo de resistência, e teve uma longa duração, como já citado anteriormente.
Espero ter ajudado! Bons estudos
Perguntas interessantes
História,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás