_HISTÓRIA_
1. Quais as principais causas da crise que levou a Reforma Protestante?
2. Que mudanças foram estabelecidas através do Ato de Supremacia, decretado por Henrique VIII, em relação à Igreja?
3. Caracterize as principais ações católicas na Contrarreforma.
a) Concílio de Trento
b) Tribunal da Inquisição
c) Índice de Livros Proibidos
d) Companhia de Jesus
4. A doutrina de Calvino era baseada na predestinação absoluta. Explique.
Soluções para a tarefa
1- a revoltada do povo contra a igreja catolica
- Por que desde o final da Idade Média, a Igreja vinha se desviando de seus princípios, ostentando e usufruindo luxos e riquezas. Boa parte do clero desrespeitava as regras religiosas, como o celibato.
- Neste processo, o rei concentrou mais poderes, pois, além de chefe de Estado, ele obteve o poder de escolher o arcebispo responsável pela organização da Igreja Anglicana.
3.
a) Para dar início à Reforma Católica, em 1545, o papa Paulo III convocou um concílio na cidade italiana de Trento, cujos trabalhos se estenderam até 1563. O Concílio se Trento, como dicou conhecido, reafirmou os dogmas e ritos católicos. Neste concílio, condenou a venda de indulgências, e a elaboração do catecismo, um resumo da doutrina católica para ser usado na evangelização dos fiéis, principalmente dos jovens e das crianças.
b) O Tribunal do Santo Ofício da Inquisição, criado em 1231, com o objetivo de vigiar, julgar e punir os acusados de heresia.
c) O Tribunal também de encarregou de elaborar o Índice de Livros Proibidos, o Índex, que consistia numa lista de obras censuradas pela Igreja por serem consideradas prejudiciais a fé católica, perseguindo muitos cientistas e pensadores.
d) Outra medida tomada pela Igreja Católica para combater a expansão protestante foi a criação da Companhia de Jesus, em 1534, pelo espanhol Inácio de Loyola. Os jesuítas, como ficaram conhecidos, tinham a missão de combater o protestantismo por meio da reafirmação da fé católica, da criação de escolas religiosas e de conquista de novos fiéis.
4. O francês João Calvino, perseguido na França por converter-se ao protestantismo, refugiou-se em Genebra, na Suíça, em 1536. Aos poucos, Calvino se distanciou do luteranismo, criando uma doutrina religiosa que se baseava na ideia da predestinação absoluta