Hipovitaminose A: epidemiologia; causas; consequências; prevenção; e tratamento.
Soluções para a tarefa
Resposta:
*Epidemiologia:* Em termos epidemiológicos, a ingestão inadequada de alimentos que são fonte de vitamina A é o principal fator etiológico em todas as áreas endêmicas no mundo (principalmente de populações carentes de países em desenvolvimento na América Latina, África e Ásia, nas quais está incluído o Brasil) (2, 3, 18).
*Causas:* consumo insuficiente de alimentos ricos em vitamina A; – consumo insuficiente de alimentos que contêm gordura: o organismo humano necessita de uma quantidade de gordura proveniente dos alimentos para manter diversas funções essenciais ao seu bom funcionamento.
*Consequências:* A deficiência prolongada de vitamina A pode causar uma grave doença carencial, a hipovitaminose A, que pode, por sua vez, acarretar xeroftalmia e cegueira. Embora possa ser prevenida, a hipovitaminose A ainda é um problema de saúde pública em vários países em desenvolvimento.
*Prevenção:* Durante a infância, o aleitamento materno, mesmo de mães desnutridas, é uma proteção contra o desenvolvimento de xeroftalmia (42). Após 6 meses, é preciso complementar o aleitamento com outras fontes de vitamina A para proporcionar completa proteção à saúde.
*Tratamento:* O tratamento é feito por meio de modificações nos hábitos alimentares
Os tratamentos incluem suplementos e mudanças na dieta.