ENEM, perguntado por jessihcan7704, 1 ano atrás

Hipercalcemia é o aumento da concentraçãosérica de cálcio total (tCa) e/ou de cálcioionizado na corrente sanguínea que ocorre emsituações patológicas, dependentes ou não daregulação hormonal das glândulas paratireoides.A importância clínica da hipercalcemia em cãesrefere-se ao fato de o cálcio representar ummarcador importante de múltiplas enfermidades,especialmente as de origem metabólica, nutricionale endócrina, bem como de neoplasias malignasespecíficas.A respeito das afecções que causam hipercalcemiaem cães, avalie as afirmações a seguir.I. O prognóstico de cães hipercalcêmicosdepende da causa primária e da ocorrênciade lesões definitivas nos órgãos afetados,principalmente rins e coração, tendo em vistaque várias doenças associadas à hipercalcemiatêm cura ou são possíveis de controlarmediante tratamentos a longo prazo.II. O tCa é definido pela quantidade decálcio ligado a proteínas plasmáticas, ea sua dosagem permite a avaliação dehipercalcemia/hipocalcemia.III. O hiperparatireoidismo primário estáassociado ao aumento do cálcio sérico,e seu diagnóstico definitivo pode serestabelecido quando as concentraçõesde paratormônio se encontrarem acimado limite de referência, associadas àhipercalcemia e função renal normal.IV. A hipercalcemia secundária a neoplasiasmalignas pode estar associada a mecanismosfisiopatológicos distintos: a produção defatores humorais pelo tumor, que constituia síndrome paraneoplásica; a ocorrência detumores ósseos primários; as metástases detumores sólidos para os ossos; ou ainda asneoplasias malignas da medula óssea.É correto apenas o que se afirma emA I e II.B II e III.C III e IV.D I, II e IV.E I, III e IV.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
3

A alternativa E) apresenta afirmativas corretas a respeito das afecções que causam hipercalcemia  em cães.

A concentração sérica de cálcio total (tCa) é a quantidade de cálcio total, tanto a quantidade de cálcio indireta (ligada a proteínas), como as diretas (livres no plasma).

A hipercalcemia  em cães é rara, o mais comum é a hipocalcemia, devido a falta de cálcio, principalmente em cadelas gestantes que não recebem suplementos de cálcio.

A hipercalcemia é um problema resolvido facilmente com a suplementação de fosforo para equilibrar a concentração de cálcio, porém, é importante aplicar de imediato o potássio no cão, é uma forma de evitar danos cardíacos.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes