Hidrostática
- conceito de pressão
- densidade e massa específica
- pressão atmosférica
- pressão em um líquido- teorema de stevin
- princípio de Pascal- prensa hidráulica
- teorema de Arquimedes- empuxo
*OBSERVAÇÃO*
A pesquisa deve deve ser manuscrita e obedecer ao seguinte roteiro:
introdução, desenvolvimento desenvolvimento, conclusão de referências bibliográficas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Conceituando, a hidrostática se trata do estudo das propriedades físicas dos fluído, podemos destacar como as mais importantes: pressão, densidade, força e empuxo.
Pressão é definida como a intensidade de uma força atuante numa determinada área. E quanto menor for a área, maior será a pressão exercida pela força.
A densidade consiste na razão entre a massa e o volume de um corpo. Já a massa específica é a relação entre massa e volume de um corpo maciço é homogêneo.
A pressão atmosférica é a pressão exercida pela a atmosfera sobre a superfície.
A pressão hidrostática é a pressão que ocorre no interior dos líquidos, sendo exercida pelo peso do próprio líquido. Seu valor depende da profundidade do ponto considerado. De acordo com o teorema de Stevin, podemos concluir que quando dois pontos de uma mesma porção de um mesmo líquido em equilíbrio estão no mesmo nível, significa que estão submetidos à uma mesma pressões. A diferença de pressão entre dois pontos de um líquido homogêneo em equilíbrio é dada pela pressão exercida pela coluna de líquido entre eles.
Outro conceito importante para maior compreensão da Hidrostática, é o do Princípio de Pascal. Esse princípio físico estabelece que a pressão aplicada num ponto de um fluido em repouso transmite-se integralmente a todos pontos do fluido. Alguns exemplos sobre o princípio de pascal podem ser aplicados em prensas hidráulicas, nas quais constituem-se de um tubo preenchido por um líquido confinado entre dois êmbolos de áreas diferentes. Quando aplicamos uma força x em uma área x, surge uma pressão na região do líquido em contato com esse êmbolo. Como o incremento de pressão é transmitido integralmente a qualquer ponto do líquido, podemos dizer que ele também atua no êmbolo y com uma força y.
O teorema de Arquimedes, também um importante conceito, explica que quando um corpo está imerso na água, a percepção que temos é que esse corpo se torna mais leve dentro da água do que fora dela, o responsável por essa sensação é a força empuxo atuando em sentido contrário à força peso.
A hidrostática está bastante presente em nosso dia a dia. Ao entrarmos em uma piscina, podemos sentir a pressão da água sobre nós. E quanto mais fundo mergulharmos, maior será essa pressão. Em suma, isso só mostra que o ensino de física não deve ser desconectado do estímulo experimental.
Lpedrox1900:
obg, ficou muito bom
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Pedagogia,
8 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás