HERÓI. MORTO. NÓS. (Crônica publicada em 1º de setembro de 1977 - foi mantida a grafia da época) Lourenço Diaféria Não me venham com besteiras de dizer que herói não existe. Passei metade do dia imaginando uma palavra menos desgastada para definir o gesto desse sargento Sílvio, que pulou no poço das ariranhas, para salvar o garoto de catorze anos, que estava sendo dilacerado pelos bichos. O garoto está salvo. O sargento morreu e está sendo enterrado em sua terra. Que nome devo dar a esse homem? Escrevo com todas as letras: o sargento Silvio é um herói. Se não morreu na guerra, se não disparou nenhum tiro, se não foi enforcado, tanto melhor. Podem me explicar que esse tipo de heroísmo é resultado de uma total inconsciência do perigo. Pois quero que se lixem as explicações. Para mim, o herói -como o santo- é aquele que vive sua vida até as últimas consequências. O herói redime a humanidade à deriva. (...) Questão: 4 de 12 O narrador deste texto interage com o leitor. Essa estratégia pode ser observada em pulou no poço das ariranhas. estava sendo dilacerado pelos bichos. o garoto está salvo. que nome devo dar a esse homem? o herói redime a humanidade à deriva.
Soluções para a tarefa
O narrador utilizado no texto é chamado narrador personagem. Essa estratégia pode ser observada em que nome devo dar a esse homem?
O narrador personagem é aquele que narra determinada passagem sob seu ponto de vista, sobre acontecimentos que se sucederam com ele. Nesse caso em especifico, ele interage com o leitor quebrando uma barreira.
Ao fazer perguntas o narrador está comunicando diretamente com o possível leitor fazendo o texto ter um caráter pessoal.
Espero ter ajudado.
HERÓI. MORTO. NÓS. (Crônica publicada em 1º de setembro de 1977 - foi mantida a grafia da época)
Essa crônica traz em sua composição a presença de narrador-personagem. Esse tipo de narrador, ao contrário do narrador observador, não é onisciente. Ou seja, o narrador não conhece os sentimentos, pensamentos, e intimidade dos demais personagens que não ele próprio.
Para diferenciarmos os dois tipos de narrador, basta ficarmos atentos à conjugação dos verbos. Se o enredo estiver sendo contado utilizando verbos na primeira pessoa do singular ou do plural, então temos um narrador que ao mesmo tempo é um personagem. Por outro lado, se os verbos apresentarem a conjugação em terceira pessoa, então ele será o narrador observador.
Veja mais em: https://brainly.com.br/tarefa/33240702