História, perguntado por andrewfala883, 9 meses atrás

Hernán Cortez virou um mito lendário entre os astecas, pois ao relacionar-se com uma jovem indígena, a mesma espalhou entre os astecas a história que Cortez seria um deus, por isso deveria ser ouvido e respeitado, diante disso como se chamava esse deus?
a) Tenochtitlán
b) Tatloani
c) Malinche
d) Cuzco
e) Quetzalcoatl

Soluções para a tarefa

Respondido por 3691abril
0

Cortez e o Mito de Malinche

Quando o Conquistador Hernán Cortez chegou ao México, existia a lenda de que o Deus Quetzalcóatl voltaria em 1519, sob a forma de um homem branco, com barba e alto. Exatamente o ano e a aparência que Cortez tinha. Esta lenda dizia que os Aztecas, quando conquistaram os Toltecas, tinham sido amaldiçoados, e que Quetzalcóatl prometera vingar-se da morte do povo que protegia, os Toltecas. Para tal, daria cinco voltas ao redor da Terra, do lado Oeste para o Este, durando cada uma 52 anos. Nas primeiras quatro voltas, os Aztecas seriam avisados, através de tempestades, secas, epidemias e outras catástrofes do seu fim iminente. À quinta, voltaria e acabaria com o Império Azteca. Mas antes disso existiriam 8 sinais, sendo o último entregue diretamente ao Tatloani (Imperador). Estes sinais corresponderam a incêndios, tempestades secas, templos destruídos... O último sinal, segundo reza a lenda, aconteceu quando Montezuma II, último Tatloani, foi caçar sozinho e capturou uma ave que decidiu levá-la para o seu palácio. Enquanto admirava a ave de perto, viu através dos seus olhos os Conquistadores, liderados por Cortez, a desembarcar.

Quando Cortez chegou, tratou de fazer uma série de alianças com os povos subordinados ao Império Azteca. Certa vez, terá encontrado Malinche, uma rapariga Azteca, que, devido a problemas familiares, foi dada como escrava. E Cortez achou-a tão bonita que a comprou, coisa que era rara, pois os escravos, ou eram comprados por médicos e cientistas que os estudavam, ou eram sacrificados aos Deuses.

Malinche apaixonou-se pelo Conquistador, e tiveram um filho, Martín. Malinche teve muita importância para a Conquista do Império Azteca, pois indicou onde ficava Tenochtitlán, a sua capital, além de fornecer informações importantes, como a que os Aztecas, devido a lendas, nunca guerreavam de noite. Malinche formulou a sua própria versão da lenda, e contou que Cortez era Quetzalcóatl que regressava para se vingar. Porém, Montezuma, quando conheceu Cortez, fez outra versão: Cortez seria um homem de um povo distante que fora amaldiçoado por Quetzalcóatl, e Montezuma propunha-se a quebrar essa maldição e a unir os dois povos, erguendo um Império que abrangesse todo o Mundo.

Ou seja, é a e) - Quetzalcóatl.

Mas podemos ir às outras opções:

Tenochtitlán é a capital do Império Azteca, localizada na atual Cidade do México.

Tatloani é um título correspondente a Imperador, mas o método de como se sobe ao trono é diferente.

Malinche é esta rapariga Azteca, que já falei acima.

Cuzco é uma outra cidade do Império.

Quetzalcóatl é o Deus Nauatle que criou a Terra. É também é a divindade do Vento e o protetor dos Toltecas. Também é conhecido por "Serpente Emplumada".

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, escreve nos comentários que eu respondo.

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes