HERANÇAS GENETICAS E QUADRO DE PUNNET
(FATEC 2017) Leia o texto para responder à questão a seguir.
Em uma espécie de felídeos, uma alteração anatômica na laringe permite que alguns indivíduos tenham a capacidade de rugir. Essa característica é determinada exclusivamente por um único par de genes, com herança dominante ligada ao sexo.
Em um determinado zoológico, uma fêmea rugidora heterozigota está prenha de um macho incapaz de rugir, ambos da mesma espécie de felídeos.
A probabilidade de que o filhote desse acasalamento seja uma fêmea rugidora, desprezando a ocorrência de mutações genéticas e de recombinações gênicas, é de:
resp: 25
herança genetica e probabilidade sempre me confunde quando junta os 2, quando eu sei que no quadro em heranças geneticas, eu desconsidero o outro genotipo? ex, a questão disse que queria fêmea, então desconsiderei o XY e marquei 50% ( 1 de 2 fêmeas) :(
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Resposta:
25%
Explicação:
Quando nós fazemos o quadro de Punnett, observando que o filhote tem 50% de probabilidade de ser rugidor. Só que está sendo considerado o fator do sexo, então nós multiplicamos por 2 a quantidade de filhos, daí o fenótipo fica 2 machos não rugidor, 2 machos rugidor, 2 fêmeas não rugidor e 2 fêmeas rugidoras. Ou seja, em 8 filhotes, apenas 2 serão fêmeas rugidoras. Concluí-se que a probabilidade de ser fêmea é de 2/8, ou 1/4, ou 25%. Primeira foto
Dá para usar a segunda lei de Mendel para verificar o mesmo. Segunda foto. RrXX: Fêmea rugidora, rrXX: fêmea não rugidora, RrXY: macho rugidor, rrXY: macho não rugidor.
Anexos:
Respondido por
9
Resposta:
1- B
2-D
Explicação:
CORRIGIDO AULA PARANÁ
Perguntas interessantes
Artes,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
História,
11 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás