Henry Walter Bates, em uma das primeiras cartas a Charles Darwin, após seu retorno à Inglaterra, depois de passar onze anos na Amazônia, afirmou o seguinte: "Acredito haver vislumbrado o laboratório em que a natureza constrói suas novas espécies." A maior contribuição de Bates foi a descoberta do que denominou "semelhança por analogia" ou mimetismo. [...] Bates observou que algumas borboletas palatáveis imitavam a coloração das espécies de sabor desagradável, que os pássaros aprendiam a evitar [...] Darwin ficou encantado com esta mostra de seleção natural em borboletas e disse a Bates que seu artigo sobre mimetismo era "um dos mais extraordinários e admiráveis que já havia lido em toda a minha vida". (CARROLL, 2006, p. 180-182). Explique por que o trabalho de Bates pode ser reconhecido por Darwin como uma evidência de seleção natural.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
O trabalho de Bates pode ser reconhecido por Darwin como uma evidência de seleção natural devido ao fato de que o mimetismo consegue evitar com que organismos adaptados ao meio sejam predados, de maneira que possam reproduzir e gerar descendentes férteis.
A seleção natural descrita por Darwin afirma que os animais mais adaptados ao meio são capazes de sobreviver, se reproduzir e gerar descendentes férteis. Como as borboletas miméticas apresentam uma semelhança com as borboletas impalatáveis, elas evitam a predação, de maneira que estão mais adaptadas ao meio.
Perguntas interessantes