Ed. Física, perguntado por pabloGalh, 10 meses atrás

Hemorragias compreendem a perda de volume sanguíneo devido ao rompimento de capilares, veias e/ou artérias por diversas causas, dentre elas, fraturas, cortes e esmagamentos, que podem ocorrer dentro da prática esportiva. As hemorragias são essencialmente classificadas como hemorragia interna ou externa, sendo importante para o profissional de educação física, dentro de sua prática profissional, identificar o tipo de hemorragia, sua gravidade, e como aplicar primeiros socorros para conter os diferentes tipos de sangramentos.

STIES, S. W.; ORTOLAN, X. R. Técnicas e Procedimentos de Primeiros Socorros. Maringá: Unicesumar, 2019.

Considerando a classificação das hemorragias e os procedimentos de primeiros socorros a serem tomados, avalie as afirmações a seguir como V para verdadeiras e F para falsas.

I. ​A hemorragia interna leva esse nome pois pode ser provocada pela lesão de algum órgão interno, com ou sem rompimento de pele.
II. Em caso de hemorragias internas, o socorrista deve monitorar os sinais vitais da vítima e chamar o serviço de emergência prontamente, uma vez que as lesões podem ser mais graves do que aparentam.
III. A hemorragia capilar, quando apresenta derramamento de sangue para fora do corpo, é classificada como hemorragia externa e corresponde a um sangramento com pouco volume de sangue, lento, podendo ser comumente observado em arranhões e pequenos cortes superficiais.
IV. O quadro de gravidade da vítima que sofreu hemorragia interna pode ser deduzido pelo socorrista devido a sintomas, como tontura, palidez, sudorese abundante, pele fria, pulso com batimentos fracos ou acelerados, sede, eliminação de sangue pela boca (vômito ou saliva) e inconsciência.
V. Em casos de hemorragia externa, quando há um objeto fincado em um ferimento, o procedimento correto a ser realizado é retirar o objeto do corpo da vítima e estancar o sangue com uma gaze/pano limpo até a chegada de atendimento especializado.

A sequência correta dessa classificação é:
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, F, F, F.

Alternativa 2:
F, V, V, F, F.

Alternativa 3:
V, F, V, F, V.

Alternativa 4:
F, V, V, V, F.

Alternativa 5:
V, F, F, V, V.

Soluções para a tarefa

Respondido por mifabi1
44

Resposta:

Alternativa IV

Explicação:

Página 118/119

Respondido por vchinchilla22
15

Sobre a classificação das hemorragias e os procedimentos de primeiros socorros as afirmações são, respectivamente:

  • Alternativa 4: F - V - V - V - F.

I) Falso: a hemorragia interna pode ser provocada pela lesão de algum órgão interno, porém ela ocorre sem rompimento da pele.

II) Verdadeira:  no caso de hemorragias internas, o socorrista deve  chamar o serviço de emergência prontamente e monitorar os sinais vitais da vítima e, já que as lesões podem ser muito graves.

III) Verdadeira: a hemorragia capilar afeta os vasos superficiais que irrigam a pele e se fecham por conta própria. É causada por trauma e frequentemente se formam hematomas, observado em arranhões e pequenos cortes superficiais.

IV) Verdadeira: a hemorragia interna pode ser deduzido pelo socorrista de acordo aos sintomas que são: tontura, palidez, pele fria, pulso com batimentos fracos ou acelerados, sede, eliminação de sangue pela boca (vômito ou saliva) e inconsciência.

V) Falso:  em casos de hemorragia externa, quando há um objeto fincado em um ferimento, nunca se deve retirar o objeto do corpo da vítima antes da chegada de atendimento especializado, pois pode que estejam comprometidas artérias, causando uma hemorragia severa.

Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/27165928

Anexos:
Perguntas interessantes