Biologia, perguntado por mathieuDiaz, 1 ano atrás

Hemácias quando são colocadas em solução de cloreto de sódioa 4% murcham e quando colocadas em uma solução a 0,1% hemolisam. alguém pode me descrever esse processo?

Soluções para a tarefa

Respondido por barrosluca97
1
O processo responsável por ambos fenômenos é a OSMOSE.
A osmose é um transporte passivo (espontâneo) onde há apenas fluxo de água (o solvente) através da membrana plasmática, que é semipermeável (permite a passagem apenas do solvente e não do soluto - os íons salinos). O objetivo é equilibrar as concentrações entre 2 meios separados por tal membrana. Quando 2 meios têm concentrações diferentes, ocorre passagem de água do meio mais diluído (hipotônico= tem mais solvente do que soluto) para o mais concentrado (hipertônico=têm soluto do que solvente) até o equilíbrio de concentrações (isotonia).
No caso das hemácias (que são células animais e não têm a proteção da parede celular como as células vegetais) uma solução salina a 4% é hipertônica; as hemácias (hipotônicas) perdem água e murcham ficando crenadas (desidratadas). Já uma solução salina a 0,1% é hipotônica em relação às hemácias; haverá entrada de água nas células e a membrana pode até romper pelo aumento do volume celular (lise).
                    SOLUÇÃO                                      SOLUÇÃO
OSMOSE:  HIPOTÔNICA >>>>>>>>>>>>>>>HIPERTÔNICA
                                           FLUXO DA ÁGUA

Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes