help me !!!!!
3) Cada 15 de delimitação na mapa equivale a 1 Hora de fuso. Quantos horas de fusos teriamos
entre duas cidades com distanciamento de 180°
Soluções para a tarefa
Como a Terra é quase esférica e leva aproximadamente 24 horas para completar uma rotação de 360°, temos 360 ÷ 24 = 15, o que significa que cada faixa de 15° de longitude está para uma hora e equivale a um fuso horário.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
É preciso que se saiba que cada fuso é uma delimitação teórica e, portanto, a hora é aparente. Na realidade, muitos países adotam “limites práticos” com o fim de obter horários mais uniformes (i.e., trocam por suas fronteiras os meridianos prescritos, conforme seus interesses e peculiaridades do local). Quando isso acontece, dizemos que o fuso horário é prático. Já outros países estabelecem horas legais próprias, em desconformidade com os fusos horários-padrão.
Hora de B a partir de A
Longitude astronômica e hora local são valores iguais expressos em grandezas diferentes, pois a grandeza hora representa intervalo de tempo, enquanto longitude é uma distância angular. Então: a diferença de hora local entre dois pontos é o mesmo que a diferença de longitude entre esses pontos.²
-1:40 + 24 = 22h20 do dia 1 de janeiro (horário de São Paulo), pois o sinal negativo indica a alteração da data do dia 2 de janeiro para o dia primeiro.
Resposta: O avião chegará a São Paulo às 22h20 do dia 1 de janeiro de 2000.
Nota: No sistema de 24 horas, o dia começa à meia-noite, 00:00. Use a notação 00:00 em vez de 24:00.
Mudança de data
Ocorre mudança de data quando:
H < 0 ou H ≥ 24
Deve-se ajustar a data para trás, se H < 0 (início da primeira hora), ou para frente, se H ≥ 24 (fim da vigésima quarta hora).
Para fornecer um ponto de partida para cada dia, um acordo mundial fixou a Linha Internacional de Data, situada (com desvios) no meridiano de 180°. No lado oeste dessa linha é sempre um dia a mais em relação ao lado leste. Cruzá-la implica uma mudança de data.
Horário de verão
Entendamo-lo como “fuso horário de verão”. Quando começa o horário de verão, a região afetada “muda” de fuso horário e, consequentemente, os relógios precisam ser ajustados. No caso do Brasil, os estados que adotam o horário estão normalmente em GMT-3. No horário de verão, passam para GMT-2 (-3h + 1h = -2h, i.e., o fuso horário anterior ao de -3h). A hora de referência, GMT, é sempre a mesma. O que varia é o fator de correção em relação à Hora de Greenwich (considere usar UTC, sigla de Tempo Universal Coordenado).
Se a questão informar, por exemplo, que numa cidade A a 45°W são 13 horas no horário de verão, deve-se usar a hora conforme indicada e fazer a correção em F:
HA = 13h e FA = -2h (no horário normal teríamos HA = 12h e FA = -3h)
Leia também:
• Exercícios resolvidos com a fórmula de fuso horário