HELP! I NEED SOMEBODY, HELP!
Os ângulos α,β,ω que o vetor não nulo
u= < x,y,z > faz respectivamente, com os vetores i,j,k são
chamados ângulos diretores de u. mostre que: cos²α + cos²β + cos² ω = 1
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
o angulo entre dois vetores é dado por
![\boxed{\boxed{cos(\theta) = \frac{U*V}{|U|*|V|} }} \boxed{\boxed{cos(\theta) = \frac{U*V}{|U|*|V|} }}](https://tex.z-dn.net/?f=%5Cboxed%7B%5Cboxed%7Bcos%28%5Ctheta%29+%3D+%5Cfrac%7BU%2AV%7D%7B%7CU%7C%2A%7CV%7C%7D+%7D%7D)
U*V = produto escalar entre os vetores
logo o produto escalar entre os vetores tambem pode ser escrito como
![\boxed{\boxed{U*V = |U|*|V|*cos(\theta)}} \boxed{\boxed{U*V = |U|*|V|*cos(\theta)}}](https://tex.z-dn.net/?f=%5Cboxed%7B%5Cboxed%7BU%2AV+%3D+%7CU%7C%2A%7CV%7C%2Acos%28%5Ctheta%29%7D%7D)
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as componentes do vetor U são (x;y;z)
então
o vetor![\boxed{\vec U = xi + yj + zk} \boxed{\vec U = xi + yj + zk}](https://tex.z-dn.net/?f=%5Cboxed%7B%5Cvec+U+%3D+xi+%2B+yj+%2B+zk%7D)
xi é a componente do vetor na direção i
yj é a componente do vetor na direção j
zk é a componente do vetor na direção k
![|i| = \sqrt{i^2}=i |i| = \sqrt{i^2}=i](https://tex.z-dn.net/?f=%7Ci%7C+%3D+%5Csqrt%7Bi%5E2%7D%3Di+)
o produto escalar entre o vetor U e i
vai te dar a projeção do vetor U na direção i
temos
![xi= U*i = |U|* i*cos(\ \alpha )\\\\ \boxed{ \boxed{x \vec i=|U|*cos( \alpha )}} xi= U*i = |U|* i*cos(\ \alpha )\\\\ \boxed{ \boxed{x \vec i=|U|*cos( \alpha )}}](https://tex.z-dn.net/?f=xi%3D+U%2Ai+%3D+%7CU%7C%2A+i%2Acos%28%5C+%5Calpha+%29%5C%5C%5C%5C+%5Cboxed%7B+%5Cboxed%7Bx+%5Cvec+i%3D%7CU%7C%2Acos%28+%5Calpha+%29%7D%7D)
aplicando para j e K o processo se repete tendo
![\boxed{\boxed{y\vec j =|U|*cos( \beta )}}\\\\\\ \boxed{\boxed{z \vec k=|U|*cos(\omega)}} \boxed{\boxed{y\vec j =|U|*cos( \beta )}}\\\\\\ \boxed{\boxed{z \vec k=|U|*cos(\omega)}}](https://tex.z-dn.net/?f=%5Cboxed%7B%5Cboxed%7By%5Cvec+j+%3D%7CU%7C%2Acos%28+%5Cbeta+%29%7D%7D%5C%5C%5C%5C%5C%5C+%5Cboxed%7B%5Cboxed%7Bz+%5Cvec+k%3D%7CU%7C%2Acos%28%5Comega%29%7D%7D)
mas como
![\vec U = (x\vec i + y \vec j +z \vec k ) \\\\ |\vec U |\to \sqrt{(x\vec i )^2+( y \vec j )^2+ (z \vec k)^2} \\\\\ \\ \boxed{|\vec U|^2 = (x\vec i )^2+( y \vec j )^2+ (z \vec k)^2} \vec U = (x\vec i + y \vec j +z \vec k ) \\\\ |\vec U |\to \sqrt{(x\vec i )^2+( y \vec j )^2+ (z \vec k)^2} \\\\\ \\ \boxed{|\vec U|^2 = (x\vec i )^2+( y \vec j )^2+ (z \vec k)^2}](https://tex.z-dn.net/?f=%5Cvec+U+%3D+%28x%5Cvec+i+%2B+y+%5Cvec+j+%2Bz+%5Cvec+k+%29+%5C%5C%5C%5C+%7C%5Cvec+U+%7C%5Cto+%5Csqrt%7B%28x%5Cvec+i+%29%5E2%2B%28+y+%5Cvec+j+%29%5E2%2B+%28z+%5Cvec+k%29%5E2%7D+%5C%5C%5C%5C%5C+%5C%5C+%5Cboxed%7B%7C%5Cvec+U%7C%5E2+%3D+%28x%5Cvec+i+%29%5E2%2B%28+y+%5Cvec+j+%29%5E2%2B+%28z+%5Cvec+k%29%5E2%7D)
o módulo do vetor U ao quadrado é igual o quadrado das componentes do vetor U
elevando as componentes do vetor U ao quadrado temos
![\boxed{\boxed{(x\vec j)^2 =|U|^2*cos^2( \alpha )}}\\\\\\\boxed{\boxed{(y\vec j)^2 =|U|^2*cos^2( \beta )}}\\\\\\ \boxed{\boxed{(z \vec k)^2=|U|^2*cos^2(\omega)}} \boxed{\boxed{(x\vec j)^2 =|U|^2*cos^2( \alpha )}}\\\\\\\boxed{\boxed{(y\vec j)^2 =|U|^2*cos^2( \beta )}}\\\\\\ \boxed{\boxed{(z \vec k)^2=|U|^2*cos^2(\omega)}}](https://tex.z-dn.net/?f=%5Cboxed%7B%5Cboxed%7B%28x%5Cvec+j%29%5E2+%3D%7CU%7C%5E2%2Acos%5E2%28++%5Calpha++%29%7D%7D%5C%5C%5C%5C%5C%5C%5Cboxed%7B%5Cboxed%7B%28y%5Cvec+j%29%5E2+%3D%7CU%7C%5E2%2Acos%5E2%28+%5Cbeta+%29%7D%7D%5C%5C%5C%5C%5C%5C+%5Cboxed%7B%5Cboxed%7B%28z+%5Cvec+k%29%5E2%3D%7CU%7C%5E2%2Acos%5E2%28%5Comega%29%7D%7D)
somando elas vc tem o |U|² ...
quando vc for somar vai ter |U|² em todos os termos então ja pode colocar em evidencia
ficando
![|\vec U|^2 = |U|^2 *[cos^2( \alpha )+cos^2( \beta )+cos^2( \omega )]\\\\\ |U|^2 = |U|^2 *[cos^2( \alpha )+cos^2( \beta )+cos^2( \omega )]\\\\ \frac{|U|^2 }{|U|^2 }= cos^2( \alpha )+cos^2( \beta )+cos^2( \omega )\\\\\\\boxed{\boxed{1=cos^2( \alpha )+cos^2( \beta )+cos^2( \omega )}} |\vec U|^2 = |U|^2 *[cos^2( \alpha )+cos^2( \beta )+cos^2( \omega )]\\\\\ |U|^2 = |U|^2 *[cos^2( \alpha )+cos^2( \beta )+cos^2( \omega )]\\\\ \frac{|U|^2 }{|U|^2 }= cos^2( \alpha )+cos^2( \beta )+cos^2( \omega )\\\\\\\boxed{\boxed{1=cos^2( \alpha )+cos^2( \beta )+cos^2( \omega )}}](https://tex.z-dn.net/?f=%7C%5Cvec+U%7C%5E2+%3D+%7CU%7C%5E2+%2A%5Bcos%5E2%28+%5Calpha+%29%2Bcos%5E2%28+%5Cbeta+%29%2Bcos%5E2%28+%5Comega+%29%5D%5C%5C%5C%5C%5C+%7CU%7C%5E2+%3D+%7CU%7C%5E2+%2A%5Bcos%5E2%28+%5Calpha+%29%2Bcos%5E2%28+%5Cbeta+%29%2Bcos%5E2%28+%5Comega+%29%5D%5C%5C%5C%5C+%5Cfrac%7B%7CU%7C%5E2+%7D%7B%7CU%7C%5E2+%7D%3D+cos%5E2%28+%5Calpha+%29%2Bcos%5E2%28+%5Cbeta+%29%2Bcos%5E2%28+%5Comega+%29%5C%5C%5C%5C%5C%5C%5Cboxed%7B%5Cboxed%7B1%3Dcos%5E2%28+%5Calpha+%29%2Bcos%5E2%28+%5Cbeta+%29%2Bcos%5E2%28+%5Comega+%29%7D%7D)
U*V = produto escalar entre os vetores
logo o produto escalar entre os vetores tambem pode ser escrito como
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as componentes do vetor U são (x;y;z)
então
o vetor
xi é a componente do vetor na direção i
yj é a componente do vetor na direção j
zk é a componente do vetor na direção k
o produto escalar entre o vetor U e i
vai te dar a projeção do vetor U na direção i
temos
aplicando para j e K o processo se repete tendo
mas como
o módulo do vetor U ao quadrado é igual o quadrado das componentes do vetor U
elevando as componentes do vetor U ao quadrado temos
somando elas vc tem o |U|² ...
quando vc for somar vai ter |U|² em todos os termos então ja pode colocar em evidencia
ficando
mayk0408:
muito obrigado, eu tenho uma certa dificuldade com demonstrações em geral, a propósito, que programa você utiliza para escrever notações matemáticas??
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