HELP!!!
HELP!!!
HELP!!!
ESSA JÁ É A SEGUNDA VEZ QUE EU POSTO A PERGUNTA E NINGUÉM ME RESPONDE
na sua opinião Qual é a importância da composição literária da mulher como Carolina para a cultura do nosso país
Soluções para a tarefa
Resposta:
A presença da mulher negra na literatura brasileira, sempre foi
apresentada por escritores brancos com seus discursos bastante negativos.
Quando são representadas por esses escritores a maioria das vezes, são explorados temas como sedução, beleza, resistência física, pois as qualidades que são apresentadas sempre estão ligadas ao corpo da mulher, nunca é mencionado o que ela pensa, ou o que deseja.
A representação literária da mulher negra é ainda ancorada nas imagens de seu passado escravo, de corpo-procriação e/ou como corpo-objeto de prazer.
Com essa proposta de buscar essa autoafirmação da identidade feminina negra pela linguagem literária, podemos elencar algumas poetisas negras quem vem produzindo textos literários e por meio de suas produções tem conquistado novos espaços e instigado uma revisão nos conceitos sobre o sujeito negro feminino brasileiro. São essas vozes que surgem e novas imagens passam a existir, uma poética construída agora sobre as próprias mãos, outrora amordaçadas, e pelas vozes emudecidas de Maria Firmina dos Reis, Conceição Evaristo e Carolina Maria de Jesus. Para vencer as barreiras de gênero e da cor, que vão além de “sexo frágil”, essas mulheres negras optaram pela escrita e produziram sua própria literatura lírica, que relevam as subjetividades desse segmento social. A escrita da mulher (escrita feminina) já traduz por sim só um significado particular, nesse contexto essa mesma escrita assume conotações de gêneros sobre mulheres brancas e negras, da escrita feminina e negra.
Explicação:
No Brasil os estudos sobre mulheres negras tem se ampliado, porém ainda levará algum tempo para que a complexibilidade dos problemas que envolvem mulheres negras na sociedade brasileira sejam revelados. A mulher negra é invisível para a sociedade, e isso vem desde a formação do país. Podemos constatar isso na história, na politica, no entanto essas mulheres vem ocupando seu espaço aos poucos e quebrando barreiras na literatura. Podemos observar que a partir da autoria feminina negra, as mulheres negras traçam seu caminho de inserção na literatura brasileira. Investindo contra várias formas de silenciamento, as mulheres negras continuam buscando se fazer ouvir na sociedade brasileira, perpetuadora de um imaginário contra o negro. Imagens nascidas desde uma sociedade escravocrata perpassam, até hoje, profundamente, pelos modos das relações sociais brasileiras.