HÉLIO SCHWARTSMAN
Editorialista da Folha
Outro dia enredei-me numa longa discussão sobre o uso do subjuntivo. Tratava-se de descobrir se a construção “eu suspeito que ele é ...” é lícita ou se é necessário escrever sempre “eu suspeito que ele seja ...”.
Para os que não lembram, o subjuntivo – o “seja” em vez do “é” – é o modo verbal que exprime, entre outras coisas, dúvida, ou, pelo menos, o baixo comprometimento do falante com o que é dito.
Pelo raciocínio de meus adversários, haveria uma contradição em colocar na mesma frase o termo “suspeito” e o modo indicativo, o “é”. Se há uma suspeita, há dúvida e, como o modo da dúvida é o subjuntivo, apor um “é” a “suspeita” está para todo o sempre errado. É, a um só tempo, crime contra a gramática e a lógica. É claro que as coisas não são assim tão unívocas. A própria dúvida comporta graus.
Vejo uma ofensa à lógica, mas não em juntar “suspeita” com “é”. Parece-me problemático, isto sim, tentar elaborar, e “a priori”, regras apodícticas para usar o idioma. Vários clássicos (Machado de Assis inclusive) ousaram suspeitar com indicativo.
Folha de S. Paulo, 13/03/2001, p. A2
Esta prova contém 09 (nove) questões. Confira!
Instrução geral: Nas questões escritas desta prova podem ocorrer descontos de até um quarto do valor da questão devido a problemas de linguagem (coesão e/ou norma-padrão) na resposta do aluno.
No texto, Hélio Schwartsman comenta uma discussão que teve com alguns amigos sobre o uso dos modos verbais em construções com o verbo suspeitar, como:
( 1 ) Eu suspeito que ele é …
( 2 ) Eu suspeito que ele seja …
(SPE - Sistema Positivo de Ensino) - Qual das duas sentença utiliza o verbo ser no modo subjuntivo? Qual, no modo indicativo?
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
eu também to querendo esther kkkk
Erick255:
ue kkkkk
Respondido por
0
Resposta:
E
Explicação:
esta é a alternativa verdadeira.
Perguntas interessantes
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás