Hélio Oiticica (1937 – 1980), artista performático, carioca, rompeu com as barreiras da arte. Ele explorou várias linguagens artísticas e diversas materialidades. Para incentivar o público a interagir com suas obras, Oiticica criava espaços em salas que convidavam as pessoas a adentrar em lugares labirínticos. O espectador capturado era levado a viver uma experiência sensorial. Toques, cheiros, sons e imagens eram oferecidos para a proposição de uma arte vivencial. Esse tipo de obra é chamada de *
pintura
escultura
cinema
instalação
Soluções para a tarefa
Resposta: Letra d)
Explicação:
O espectador tinha a possibilidade de participar/interagir com as obras, como o que acontecia nos Núcleos e nos Penetráveis.
.
.
.
Esta obra de Hélio Oiticida era um labirinto de areia e pedras, no qual o espectador tinha contato com vários elementos naturais e culturais do Brasil. Portanto, trata-se de uma instalação no mundo das Artes.
A instalação de Hélio Oiticida foi uma das inspirações para o movimento Tropicália, liderado por Caetano Veloso e Gilberto Gil.
Assim como a música Tropicália, traz a diversidade da cultura brasileira através da música, a obra Tropicália traz elementos das visuais, sensoriais e palpáveis que ressaltam a nossa cultura e a experiência do espectador.
Continue estudando em: https://brainly.com.br/tarefa/35118038