“Havia um país chamado Brasil, mas absolutamente não havia brasileiros.” Essa frase do botânico francês Saint-Hilarie foi citada por Letícia Canêdo, no texto Aprendendo a votar, para:
A) Todas as demais alternativas estão corretas.
B) Indicar a inexistência de uma definição do que era ser brasileiro.
C) Demonstrar uma das dificuldades enfrentadas pela elite modernizadora brasileira no seu projeto de construção do Estado.
D) Demonstrar a dificuldade para uma formulação jurídica da cidadania, uma vez que esta necessitava de um eleitor com sentimento de ser brasileiro e interesse em ser brasileiro.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Todas as afirmativas estão corretas
Explicação:
A formação da nação e, portanto, a formulação jurídica da cidadania se complicava uma vez que nem mesmo existia a definição do que era ser brasileiro. Brasiliano seria o português, o nascido no Brasil ou o indígena? “Havia uma país chamado Brasil, mas absolutamente não havia brasileiros”, escreveu o botânico francês Saint-Hilaire, que viajara longamente pelo Brasil entre 1816 e 1822. Para tomar corpo, a cidadania necessitava de um eleitor com o sentimento de ser brasileiro e interesse em ser brasileiro.
O outro obstáculo ao projeto das elites modernizadoras situava-se na organização social que não se coadunava com a idéia de individualização dos cidadãos. Isto porque além dos senhores e escravos, a colonização portuguesa deixou uma massa de homens livres e pobres que, na sua maioria, se constituía de agregados, moradores, afilhados incorporados a cada uma das famílias de proprietários de terras por laços parafamiliares e pela troca de favores.
texto de Leticia Bicalho Canedo