Havia bem dez dias que o Major Quaresma não saía de casa. Estudava os índios. Não fica bem dizer "estudava", porque já o fizera há tempos [...]. Recordava (é melhor dizer assim), afirmava certas noções dos seus estudos anteriores, visto estar organizando um sistema de cerimônias e festas que se baseasse nos costumes dos nossos silvícolas e abrangesse todas as relações sociais. [...] A convicção que sempre tivera de ser o Brasil o primeiro país do mundo e o seu grande amor à pátria eram agora ativos e impeliram-no a grandes cometimentos. No texto, está subentendida a ideia de que Escolha uma: a. O Major tinha estudado os índios antes do citado período de reclusão. b. A opinião e o sentimento do Major sobre a pátria não tinham antes provocado efeito. c. O sistema de cerimônias e festas abarcaria todas as relações sociais. d. Fazia dez dias que o Major permanecia em casa. e. Os índios eram o objeto de estudo do Major.
Soluções para a tarefa
Resposta:
LETRA B
Explicação:
Alternativa b: o narrador revela-se preocupado com a precisão ao relatar as ações do protagonista idealizador.
A preocupação do narrador é atestada nas suas explicações ou correções daquilo que relata "Estudava os índios. Não fica bem dizer “estudava”, porque já o fizera há tempos (...). Recordava (é melhor dizer assim)".
A obra em questão é narrada na terceira pessoa, sendo que o narrador, onisciente, conhece todos os seus detalhes
BY: Toda matéria
Resposta:
B) o narrador revela-se preocupado com a precisão ao relatar as ações do protagonista idealizador.
Explicação:
A preocupação do narrador com a precisão ao relatar as ações do protagonista idealizador revela-se nas passagens do texto em que ele se corrige, em busca de maior exatidão: “não fica bem dizer”, “é melhor dizer assim”.