História, perguntado por nicolas5163783838197, 5 meses atrás

Havia alguma contradição entre os fatos de Getúlio Vargas ser presidente do Brasil por quinze anos e o combate aos regimes totalitários do Eixo?​

Soluções para a tarefa

Respondido por jverreschi
2

Resposta:

Claro que sim, mas depende

Explicação:

Getúlio Vargas recebeu muitas críticas após ter dado todos os seus golpes.

Em 1930, quando tomou o poder de Washington Luís e invalidou a vitória do Júlio prestes. Getúlio era extremamente popular nas camadas populares

brasileiras, especialmente no sul, nordeste e norte do país. Uma grande contradição que ouve durante sue governo provisório foi a revolução de 32 em São Paulo (essa vc pesquisa aí se não souber).

No golpe do Estado novo, também teve muita contradição, especialmente na bancada dos jornalistas brasileiros, de pessoas com pensamentos liberais, da elite brasileira. Ouve várias contradições international, amizade de amor com a Alemanha que se tornou uma relação de ódio, a mesma coisa com a Italia. Críticas vindo dos EUA, etc.

quando Getúlio saiu do poder com a "mini" golpe de Dutra, muitos o criticavam pelo golpe. Especialmente a novo direita brasileira, como o Carlos Lacerda por exemplo.

resumindo: ouve sim, mas apenas com algumas partes da sociedade, muitos amavam Getúlio, enquanto outros o odiavam.

Getúlio é a figura mais complexa do nosso país, sua pergunta é difícil, pois Getúlio teve 4 momentos distintos na nossa história, mas diria que sim ouve muita contradição.

Perguntas interessantes