História, perguntado por isabelapiske10, 11 meses atrás

Havia a possibilidade de um escravo se tornar livre?descreva casos que isso aconteceria.

Soluções para a tarefa

Respondido por Breno6B
3

Sim, havia a possibilidade, os casos eu não sei, mas sim havia a possível possibilidade deles saire, espero que isso já ajude.

Respondido por crisagtha
2

Resposta:

Em 1883, Rita entrou com uma ação na Justiça da Imperial Cidade de São Paulo contra o Tenente Julio Nunes Ramalho. Poderia ser mais um processo qualquer, não fosse um fato notável: Rita não era considerada cidadã pela lei brasileira. Era escrava. Já o Tenente Ramalho era seu proprietário. O objeto do caso era o interesse de Rita de comprar sua liberdade.

De Rita, a Justiça sabia pouco. Não tinha sobrenome, nem idade certa - "38 anos aproximadamente". As informações eram apenas que tinha aptidão para o trabalho e era cozinheira, escravizada por Ramalho.

Por não ser livre, Rita não tinha direito a procurar a Justiça diretamente e precisou de um intermediário para representá-la. Tendo obtido uma doação de 200 mil réis "em moeda corrente deste Império", queria comprar sua alforria. Pedia, então, que seu proprietário fosse intimado para declarar se aceitava ou não a quantia. Seu representante conclui o pedido dizendo que o fazia "a rogo da suplicante, que não sabe escrever".


amandaaguiarcasa: Observação: Alforria eram as cartas que os escravos pagavam em troca de sua liberdade.
Perguntas interessantes