Hans Jonas reformula o imperativo kantiano, enunciando um outro, segundo o filósofo, mais adequado à condição da humanidade atual: “age de tal forma que os efeitos da tua ação sejam compatíveis com a permanência de uma vida autenticamente humana sobre a Terra”.A responsabilidade transforma-se numa obrigação que tem como paradigma a relação parental em que o cuidado é uma dádiva total, sem exigência de reciprocidade. O filósofo alemão Hans Jonas propõe uma nova significação para a noção de responsabilidade. Segundo esse pensador, o(s):
a) problemas da humanidade são resolvidos por indivíduos isolados.
b) indivíduos devem se eximir da responsabilidade de agir pelos outros.
c) sustento próprio deve ser a principal preocupação de cada indivíduo.
d) homem precisa assumir responsabilidades em prol das gerações futuras
Soluções para a tarefa
O filósofo alemão Hans Jonas propõe uma nova significação para a noção de responsabilidade: d) homem precisa assumir responsabilidades em prol das gerações futuras.
Hans Jonas e a ética da responsabilidade
Hans Jonas (1903-1993) foi um filósofo alemão que desenvolveu o o conceito de ética da responsabilidade. Esse princípio se estende para além da ética tradicional, centrada somente na atuação do homem, e passa a envolver então as questões do ser humano enquanto ser vivente e responsável pela vida no planeta.
Daí a atualização do imperativo kantiano: "age de tal forma que os efeitos da tua ação sejam compatíveis com a permanência de uma vida autenticamente humana sobre a Terra", porque é responsabilidade de todos a manutenção da vida para as gerações futuras, impondo limites para os avanços tecnológicos.
Bons estudos!
Saiba mais sobre Hans Jonas e a ética da responsabilidade em: brainly.com.br/tarefa/23879985
#SPJ2