Filosofia, perguntado por brunooliveiraferraz, 6 meses atrás

Hans Jonas qual o papel dos governantes

Soluções para a tarefa

Respondido por guinevermoura
1

Resposta:

O filósofo atribuiu ao ser humano a responsabilidade pela manutenção da natureza e pela garantia do bem-estar e da existência de futuras gerações. Em O Princípio Responsabilidade, Jonas enfatiza que a sobrevivência da humanidade depende de esforços para cuidar do planeta e, assim, assegurar seu futuro.

Explicação:

Resumo

A pretensão deste artigo é analisar a relevância do pensamento do filósofo contemporâneo Hans Jonas; a fim de debater os avanços da Técnica Moderna na Civilização tecnológica. Entretanto, a partir da apresentação dos principais argumentos do autor, pretende-se demonstrar que o Princípio Responsabilidade proposto por Jonas, é de ordem racional, voltado para um agir coletivo como um bem público, sendo capaz de proporcionar um diálogo crítico e reflexivo em plena civilização tecnológica. Através do Princípio Responsabilidade, Jonas constrói categorias nomeadas aqui de Heurística do Medo, Fim e valor,Bem, o Dever e o Ser e a relação entre a Responsabilidade Paterna, Política e Total. O entrelaçamento dessas categorias formam a base de uma configuração ética que fundamenta o Principio Responsabilidade.

Embora tenha-se atribuído a "O Princípio da Responsabilidade" o papel de catalisador do movimento ambiental na Alemanha, sua obra "O Fenômeno da Vida" (1966) forma a espinha dorsal de uma escola de bioética nos Estados Unidos. Leon Kass referiu-se ao trabalho de Jonas como uma de suas principais inspirações. Profundamente influenciado por Heidegger, "O Fenômeno da Vida" tenta sintetizar a filosofia da matéria com a filosofia da mente, produzindo um rico entendimento da biologia, em busca de uma natureza humana material e moral.

A biologia filosófica de Hans Jonas tenta proporcionar uma concepção una do homem, reconciliada com a ciência biológica contemporânea.

Também escreveu abundantemente sobre Gnosticismo, pelo que é igualmente conhecido, interpretando a religião como um ponto de vista existencial filosófico. Jonas foi o primeiro autor a escrever uma história detalhada do antigo gnosticismo. Além disso, foi um dos primeiros autores a relacioná-lo com questões éticas nas ciências naturais.[1] A filosofia de Jonas foi influenciada pela filosofia de Alfred North Whitehead.

espero ter ajudado vc bons estudos!!! U3U


brunooliveiraferraz: Muito obrigado
guinevermoura: de nd
Perguntas interessantes