Haicai lar de José Paulo Paes
Soluções para a tarefa
resposta❤
Uma das coisas mais ambíguas e interessantes da literatura. Ele une, em pouquíssimas palavras, o simples e o complexo. O simples, pois é formado por apenas três linhas, sendo a primeira e a última constituídas de cinco sílabas e a intermediária de sete silabas. E complexo justamente por sua simplicidade. O poeta, ou haijin, deve passar tudo o que pretende expressar neste diminuto espaço. É um verdadeiro desafio.
Este estilo de escrita surgiu no Brasil no início da década de 1920 e popularizado por meio das mãos do poeta Guilherme de Almeida, que até mesmo sugeriu a forma de rima a ser realizada nos haicais a serem produzidos. Pela lógica do poeta, o primeiro e o terceiro verso devem rimar. Já o segundo, deve haver uma rima interna, entre a 2ª e a 7ª sílabas. Guilherme de Almeida, então, não apenas introduziu este estilo de poema, como o inovou.
Porém, o que mais chama a atenção do haicai brasileiro é a diversidade de temas que ele abrange. No oriente, berço dos haicais, a temática é única e exclusivamente ligada à natureza. Bashô, haijin do oriente mais conhecido, relatava a natureza de forma simples, quase apenas descritiva, como o exemplo abaixo: