habitos e costumes dos Açorianos resumido
Soluções para a tarefa
- RENDA DE BILROS
De origem açoriana, a renda de bilros ainda pode ser encontrada em alguns recantos da ilha, como a Lagoa da Conceição. As rendeiras da Lagoa dão nome à mais importante avenida da região, a Avenida das Rendeiras, que abriga diversos pontos de venda do artesanato. A renda é toda trabalhada através de peças de madeira ou metal, chamadas bilros.
- PESCA ARTESANAL - PESCA DA TAINHA
A pesca ocorre entre os meses de maio e julho, época em que as tainhas migram do extremo sul do continente para a costa do Paraná e de Santa Catarina. Olheiros identificam o cardume no mar e avisam os pescadores na praia. As baleeiras (barco da foto) fazem o cerco aos peixes e as redes são puxadas da praia pelos pescadores ou quem mais queira ajudar. O procedimento é conhecido por pesca de arrasto, ou “arrastão”.
- PESCA ARTESANAL - TARRAFA
A tarrafa é uma espécie de rede em formato de cone, destinada à captura de peixes e camarão. “Tarrafear” não é tarefa fácil, mas uma rede bem lançada é um bonito espetáculo, e garantia de boa pescaria. Parte da rede é presa entre os dentes, para que fique bem aberta quando lançada.
- FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO
- PROCISSÃO DO SENHOR DOS PASSOS
Nos Açores a Procissão ocorria, e ocorre ainda hoje, em várias Capelas e Freguesias das diversas ilhas, em dias diferentes da semana anterior à Semana Santa. Em Florianópolis a primeira celebração teria acontecido em 1766, em uma Quinta-Feira, dois anos após a chegada da imagem à Desterro e da fundação da confraria "Irmandade do Senhor Jesus dos Passos", que administra e custeia o Hospital de Caridade.
- TERNO DE REIS (já citado)
- PAU DE FITAS (já citado)