hábitos (alimentação, reprodução, alimentação) dos anfíbios
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Alimentação - Na maioria das espécies dessa classe, os girinos são vegetarianos e se alimentam de pequenos pedaços de vegetais que ficam suspensos na água. Porém, ao passar para a fase adulta, passam a ser carnívoros, e se alimentam principalmente de insetos e alguns animais invertebrados. Há casos ainda em que os anfíbios adultos comem ovos e girinos de outras espécies.
Reprodução - os anfíbios no geral precisam da água para se reproduzir, mas o local onde se realiza a reprodução vai desde um rio, até mesmo uma simples poça. O ritual de acasalamento começa quando o macho começa a coaxar, assim atraindo a fêmea. Essa que por sua vez está cheia de óvulos, se deixa agarrar pelo macho num abraço até que ela lance seus gametas na água juntamente com o macho que irá lançar seus espermatozoides. A fecundação então ocorre na água, ou seja, em meio externo – exceto salamandra e cobra cega que têm sua fecundação de maneira interna.
Respiração - No estágio da vida aquática, quando são larvas, os anfíbios respiram por brânquias, como os peixes. Quando adultos, vivem em ambiente terrestre e realizam a respiração pulmonar. Como os seus pulmões são simples e têm pouca superfície de contato para as trocas gasosas, a respiração pulmonar é pouco eficiente, sendo importante a respiração cutânea - processo de trocas de gases com o meio ambiente através da pele.
Reprodução:
Os anfíbios no geral precisam da água para se reproduzir, mas o local onde se realiza a reprodução vai desde um rio, até mesmo uma simples poça. O ritual de acasalamento começa quando o macho começa a coaxar, assim, atraindo a fêmea.
Ela, por sua vez, está cheia de óvulos, se deixa agarrar pelo macho num abraço até que lance seus gametas na água juntamente com o macho, que irá lançar seus espermatozoides. Então, a fecundação ocorre na água, ou seja, em meio externo – exceto salamandra e cobra cega que têm sua fecundação de maneira interna.
Os ovos fecundados dão origem a larvas, que são os girinos, estes viverão na água até realizarem a metamorfose.
alimentação:
Na maioria das espécies dessa classe, os girinos são vegetarianos e se alimentam de pequenos pedaços de vegetais que ficam suspensos na água.
Porém, ao passar para a fase adulta, passam a ser carnívoros e se alimentam principalmente de insetos e alguns animais invertebrados. Há casos ainda em que os anfíbios adultos comem ovos e girinos de outras espécies.