Há vários nomes proeminentes na área da Educação Física responsáveis por grandes feitos desde a criação, a valorização e o crescimento desse campo profissional, tais como: Fernando de Azevedo, Jorge de Morais, Laurentino Lopes Bonorino, Francisco Campos e Rui Barbosa. Do século XIX até nossos dias, com a inserção da Educação Física em um currículo dito como “moderno”, sua prática tem sido enfatizada, embora de diferentes maneiras. Com base nisso, assinale a alternativa que apresenta os feitos daquele que é considerado o “paladino” da Educação Física no Brasil: A. Elaboração de propostas de cunho político que viriam a facilitar a formação de professores civis de Educação Física em escolas militares. B. Elaboração de um projeto de lei na primeira década do século XX, que indicava a necessidade de aberturas de escolas de Educação Física em nível superior de ensino por todo o País. C. Elaboração de propostas a fim de estruturar a formação em Educação Física, principalmente o conteúdo a ser ministrado nas escolas, como é o caso do método gímnico. D. Elaboração de propostas para reformar a educação nacional em uma aproximação aos ideais de John Dewey cuja educação deveria, segundo o autor, formar trabalhadores. E. Elaboração de pareceres diagnósticos publicados no final do século XIX, que ressaltaram a importância da inserção da Educação Física na instrução primária.
Soluções para a tarefa
Resposta:
E.
Elaboração de pareceres diagnósticos publicados no final do século XIX, que ressaltaram a importância da inserção da Educação Física na instrução primária.
Explicação:
m ordem cronológica, esses nomes são dispostos da seguinte maneira:
Em primeiro lugar, destacamos Rui Barbosa, considerado o paladino da Educação Física em nosso País. Haja vista seus pareceres e reformas educacionais do final do século XIX, Rui Barbosa traçou os primeiros resquícios do que viria a ser a Educação Física como campo profissional e disciplina curricular para a educação nacional. Ele indicou a inserção da Educação Física enquanto parte do currículo da instrução primária, abrindo as portas para o alastramento dessa profissão por todo o território nacional.
Em segundo lugar, temos Jorge de Morais, deputado responsável por elaborar um projeto de lei, em 1905, propondo a elaboração de uma escola superior para a formação de professores em Educação Física - proposta que caiu em esquecimento e somente foi concretizada no final da década de 1930, tendo o Ministério da Educação e Saúde Pública e a Divisão de Educação Física como órgãos que facilitaram esse trâmite.
Ainda na década de 1920, podemos mencionar Fernando de Azevedo, ex-seminarista, intelectual e político reformador, responsável por propostas que viriam facilitar a formação de professores militares, e principalmente civis, de Educação Física. Em uma aproximação a Fernando de Azevedo, podemos notar o tenente Laurentino Lopes Bonorino, defensor do método francês de gymnastica. Outro nome que deixou suas marcas na história da Educação em âmbito nacional foi Francisco Campos, o primeiro a assumir a pasta do Ministério da Educação e Saúde Pública (MES), considerado aliado do regime do Estado Novo. Francisco Campos, por ter sido aluno do Professor John Dewey, trouxe para o Brasil o ideal de que a educação serviria, segundo a tese de Dewey, para formar mão de obra para o mercado de trabalho.