Há várias pesquisas que apresentam as práticas pedagógicas e as concepções de conhecimento metodológicos, que podemos associá-las às competências tratadas por Ivani Fazenda. Quais e o que seriam essas competências?
Soluções para a tarefa
As características profissional que define o ser professor alicerça-se responderamente em sua competência. Podemos focalizar quatro tipos diferentes de competências;
Competência intuitiva- Própria de um sujeito que vê além de seu tempo e espaço. O professor intuitivo não se contenta em executar o planejamento elaborado, ele busca sempre alternativas novas e diferenciadas para seu trabalho. Sua característica principal é o comprometimento com um trabalho de qualidade, ele ama a pesquisa pois ele representa a possibilidade da dúvida lê muito e incita seus alunos a ler.
Competência intelectual- A capacidade de refletir é tão forte e presente nele que imprime esse hábito naturalmente a seus alunos. Analítico por excelência, previlegia todas as atividades que procuram desenvolver o pensamento refletivo. É aquele que todos consultam quando tem alguma dúvida. Ele ajuda a organizar idéias, classifica-las e defini-las.
Competência prática- a organização espaço temporal é seu melhor atributo. Tudo com ele ocorre milimetricamente conforme o planejado. Ama toda toda a inovação. Diferentemente do intuitivo copia o que é bom, pouco cria mas ao selecionar, consegue boas cópias, alcança resultados de qualidade. Sua capacidade de organização prática torna-o um professor querido por seus alunos que nele sentem a presença de um porto seguro.
Competência emocional- Trabalha o conhecimento sempre com base no autoconhecimento. Expõe suas idéias por meio do sentimento provocando uma sintonia mais imediata. A inovação é sua ousadia maior, a cada nova investigação que se propõe desconstruir e reconstruir conceitos clássicos da educação novas facetas vão aparecendo no sentido da aquisição de uma formação interdisciplinar.