Há uma prática tradicional, centrada na razão (ou racionalidade) técnica (administrativa), evidentemente pautada no professor, privilegiando a transmissão e assimilação de conhecimentos e resultados obtidos a curto prazo, imediatos. A razão crítica tem sido abandonada em prol da preservação da má tradição.
REZENDE, Lucinéia Aparecida de. O processo ensino-aprendizagem: reflexões. Semina: Cio Soc./Hum., Londrina, V. 19/20, n.3, p. 51-56, sel. 1998/1999. (fragmento).
Considerando o texto base, avalie as afirmações a seguir:
I- O conteúdo deverá estar a serviço de algo maior, que chamamos de objetivos pedagógicos e ser utilizado como ferramenta em sala de aula.
II- Devemos cumprir todo o extenso planejamento que propomos para que os objetivos desenvolvidos nas aulas sejam alcançados e o conteúdo assimilado numa prática dialética.
III- Pensar a relação ensino-aprendizagem pressupõe um processo de reflexão constante, buscando primeiramente compreender como pensamos esta relação e como nos imaginamos dentro dela é nosso ponto de partida.
IV- Criar uma consciência cada vez maior de nosso papel neste processo e buscar caminhos alternativos e inovadores para que a educação se torne cada vez mais, para nós mesmos e para nossos alunos, algo significativo dentro e fora da escola.
É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
47
Resposta:
l, III e IV, apenas.
Explicação:
conferida
Respondido por
10
Resposta: I, III e IV
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás