Há uma busca incessante dos seres humanos pela essência da existência da vida, o que dá sentido à nossa presença neste mundo. Poderíamos até mesmo indagar: “Existem outros mundos?”. Estas são questões que envolvem a filosofia desde seu princípio. A espécie humana nunca conseguiu “dormir em paz” diante das dúvidas que cercam a existência em sua origem e destino além de nós. Afinal, somos a única espécie viva que tem consciência da morte. Heráclito (573 a 537 a.C.) indagava sobre a perenidade do homem e a eternidade do saber. Sobre este pensador temos a seguinte afirmação:
Heráclito foi emblemático. Ele é o responsável pela célebre frase: “um homem não pode se banhar duas vezes no mesmo rio”. Ou seja, o mundo vive um movimento constante. Tudo é mudança. Mas o que muda?
Quem foi um pioneiro nesse princípio foi Parmênides. Em sua série de poemas com o título “Da Natureza”, ele considerava que o conhecimento é o saber dos deuses. São eles que compreendem a lógica do que existe e sua função. O homem nomeia as coisas, mas não sabe sobre sua essência e o que ela é capaz de determinar.
Aqui temos mais um aprendizado fundamental. O saber é eterno, os homens não. Viver sem conhecer a importância da ciência, da essência de tudo, não é viver. Ou, se é, é existir sem dar um sentido à existência (AGUIAR, 2016, p. 25).
Assim, podemos considerar que a Filosofia tem um papel vital na formação do ser humano. Não é por acaso que ela se tornou uma disciplina obrigatória nos currículos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, bem como no Ensino Superior em diversas áreas do conhecimento. Sobre a importância da Filosofia na formação do ser humano contemporâneo, julgue as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
1. Cabe à filosofia a compreensão dos elementos imediatos. A busca da vida, para os pensadores clássicos, nunca esteve na compreensão do sentido da origem ou do destino da vida, mas sim, na sua construção diária, sem qualquer preocupação de valor mais profundo ou intenso.
2. A filosofia é a busca da essência da existência. Entender o “porquê” de agir, viver, reagir e se emocionar. Cabe à Filosofia a possibilidade do homem buscar a lógica do Universo para entender a sua própria lógica existencial.
3. Na lógica de Heráclito, abordada na citação, há compreensão da mudança do ser humano e das coisas que o rodeiam. Este é um dilema da filosofia. Temos uma vida que não se repete, passa.
4. No sentido da existência e da eternidade, a Filosofia também busca o posicionamento do ser humano no Universo. O efêmero e o profundo, a eternidade e a temporalidade são dilemas expressos na abordagem sobre Parmênides, na citação acima.
ALTERNATIVAS
Somente as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 estão corretas.
Somente as afirmativas 1, 2 e 4 estão corretas.
Somente as afirmativas 1, 3 e 4 estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
25
eu respondi 2,3,4 e vcs o que acham
danielasumar:
2,3,4
Respondido por
8
Respondi a alternativa B é 2 3 e 4
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
Filosofia,
8 meses atrás
História,
1 ano atrás
Contabilidade,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás