Pedagogia, perguntado por mariairanicesil, 11 meses atrás

Há tempos, são questionadas as finalidades de práticas pedagógicas de Geografia pautadas em metodologias de ensino que giram em torno do uso exclusivo de uma apostila ou de um livro didático. São questionadas, também, as aulas de Geografia direcionadas pela exposição oral de conteúdos listados e subdivididos em unidades temáticas que pouco, ou nada, se relacionam umas com as outras. São práticas pedagógicas em que o giz, a lousa e o material impresso (apostila ou livro didático) imperam como únicos recursos didáticos. Esses recursos estão sempre em posição de destaque em detrimento dos demais aportes disponíveis no contexto atual. Aulas que se pautam em conteúdos estipulados em currículos instrumentais, que desconsideram os alunos e os seus desejos, os seus contextos de vida, as suas realidades, os seus sonhos e as suas potencialidades.





Analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:



I. É indispensável ao ensino de Geografia propiciar ao aluno desafios intelectuais e, por conseguinte, ultrapassar o saber comum, uma vez que, nem sempre o desafio intelectual do aprendiz e a atividade de estudo vão ser mobilizados quando os professores ficam ancorados nos contextos de vida, assim, é preciso ir além, sabendo que aprender geografia é uma atividade intelectual e que só há engajamento do aluno quando este confere sentido à atividade realizada.



PORQUE




II. O currículo deve propiciar a ampliação do universo cultural do aluno, contudo, precisa se pautar pelo critério da relevância e não do excesso, no caso da BNCC, percebemos a seleção de conteúdos relevantes, mas, por outro lado, o excesso é uma marca da proposta, uma vez que, há uma grande quantidade de conteúdos elencados para o ensino fundamental e, quando grandes quantidades de conteúdos são prescritas de fora para dentro, seja por uma comissão seja pelo ministério, os professores passam a preocupar-se com a forma de dar conta deles.



GUIMARÃES, Iara Vieira. Ensinar e aprender Geografia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ensino Em Re-Vista. Uberlândia, MG. v.25. n. Especial. p.1036-1055, 2018

A respeito dessas asserções assinale a alternativa correta:

Escolha uma:
a.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

b.
As asserções I e II são proposições falsas.

c.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

d.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

e.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. Incorreto

Soluções para a tarefa

Respondido por henriquec1001
42

A alternativa correta é a letra C.

Ambas estão corretas, sendo que uma fala de práticas docentes de geografia, enquanto outra fala de currículo docente.

Com isso, tem-se que estão inseridas no mesmo contexto educacional, todavia tratam-se de conteúdos opostos em sua aplicação.

O que leva que a alternativa '2' não seja considerada uma justificativa da '1', muito embora ambas as alternativas estejam corretas.

Bons estudos!

Respondido por KatiaLeandro
57

Resposta:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Explicação:

Perguntas interessantes